LAMPIÃO E SEU BANDO NA FOTOGRAFIA E NA TELA DO CINEMA POR BENJAMIN ABRAHÃO BOTTO
A IMAGEM DO CANGAÇO COMO FONTE HISTÓRICA
Palavras-chave:
Benjamin Abrahão Botto, Cangaço, Documento visual.Resumo
A pesquisa tem como objetivo entender quem foi Benjamin Abrahão Botto, sua trajetória de vida e trabalho. Fotógrafo e cineasta dos cangaceiros, cuja coragem e dedicação deram ao mundo a visão de um dos cangaceiros mais cruéis e temidos no Nordeste brasileiro, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo, Lampião e seu bando. Com sua coragem, o sírio-libanesa contribuiu para a historiografia do Brasil. Através das fotos e vídeos que possuímos hoje, graças ao seu trabalho, podemos nos aproximar mais dos cangaceiros, realidade da vida obtendo uma perspectiva de convivência e do cotidiano daqueles que infligiram terror e dor à população sertaneja. A aproximação ao Padre Cícero foi fundamental para chegar ao bando de Lampião, pois esse tinha grande confiança e estima ao Pe. Cícero. Apesar do risco em que se encontrava, Benjamin Abrahão persistiu em seu trabalho. Seu inestimável trabalho corrobora para pesquisadores de diversas áreas do saber humano. Com sua vida foi ceifada brutalmente e repleta de enigmas. No entanto, ele nos deixou um legado. Na pesquisa empregamos como base teórica os autores: Ângelo Osmiro Barreto, Aírton de Farias, dentre outros foram utilizados na pesquisa, além da consulta a sites, a fim de entendermos a relevância da imagem como documento histórico.
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Referências
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