LAMPIÃO E SEU BANDO NA FOTOGRAFIA E NA TELA DO CINEMA POR BENJAMIN ABRAHÃO BOTTO

A IMAGEM DO CANGAÇO COMO FONTE HISTÓRICA

Autores

  • Paulo Henrique da Silva Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Benjamin Abrahão Botto, Cangaço, Documento visual.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo entender quem foi Benjamin Abrahão Botto, sua trajetória de vida e trabalho. Fotógrafo e cineasta dos cangaceiros, cuja coragem e dedicação deram ao mundo a visão de um dos cangaceiros mais cruéis e temidos no Nordeste brasileiro, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo, Lampião e seu bando. Com sua coragem, o sírio-libanesa contribuiu para a historiografia do Brasil. Através das fotos e vídeos que possuímos hoje, graças ao seu trabalho, podemos nos aproximar mais dos cangaceiros, realidade da vida obtendo uma perspectiva de convivência e do cotidiano daqueles que infligiram terror e dor à população sertaneja. A aproximação ao Padre Cícero foi fundamental para chegar ao bando de Lampião, pois esse tinha grande confiança e estima ao Pe. Cícero. Apesar do risco em que se encontrava, Benjamin Abrahão persistiu em seu trabalho. Seu inestimável trabalho corrobora para pesquisadores de diversas áreas do saber humano. Com sua vida foi ceifada brutalmente e repleta de enigmas. No entanto, ele nos deixou um legado. Na pesquisa empregamos como base teórica os autores: Ângelo Osmiro Barreto, Aírton de Farias, dentre outros foram utilizados na pesquisa, além da consulta a sites, a fim de entendermos a relevância da imagem como documento histórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Henrique da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

    Mestrando em História profissional pela UNICAP

Referências

BARRETO, Â. O. Lampião e Benjamin Abrahão: Uma das mais importantes Reportagens Fotográficas dos Últimos Tempos. Natal: Sebo Vermelho, 2022.

BUKER, P. Testemunha ocular: O uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Unesp digital, 2017.

CARDOSO, C. F., & VAINFAS, R. Nos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012

CLAVATTA, M. O mundo do Trabalho em Imagens: Memória, História e Fotografia. pp. 33-46, 2012.

FARIAS, J. A. História da sociedade cearense. Fortaleza: Livro Técnico, 2004.

KNAUSS, P. O desafio de fazer História com imagens: Arte e cultura visual. pp. 97-115, 2006.

MAUAD, A. M. Poses e Flagrantes: Ensaio sobre História e Fotografia. Rio de Janeiro: EdUFF, 2008.

MELLO, F. P. Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangceiros. São Paulo: Escrituras, 2012.

MENEZES, U. T. Fontes visuais, cultura visual, História visual: Balanço provisório,propostas cautelares. Revista Brasileira de História, pp. 11-36, 2003.

TRONCOSO, A. d. As mulheres de X´oyep: Fotografia e memória. Rio de Janeiro:

FGV, 2022.

Sites:

GARCIA, Fátima. Benjamin Abrahão. De Padre Cícero a Lampião. Fortaleza em fotos. Fortaleza, 15/01/2022. Disponível em: http://www.fortalezaemfotos.com.br/2022/01/benjamin-abrahao-de-padre-cicero-la mpiao.html . Acesso em: 03/12/2024.

Cronologia de Benjamin Abrahão Calil Botto (1901 – 1938). Brasiliana fotográfica, 2021. Disponível em: https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=20752 . Acesso em: 07/12/2024.

Benjamin Abrahão Calil Botto. Istantidigitali. Disponível em: https://www.istantidigitali.com/wpcontent/uploads/2020/06/Benjamin_Abraha%CC%83o_Botto_portrait_ritratto.jpg. Acesso em 04/12/2024.

Lampião. Brasiliana Fotográfica Digital. Disponível em: https://brasilianafotografica.bn.gov.br/brasiliana/discover?query=LAMPI%C3%83O&submit=Ir . Acesso em: 04/12/2024

Periódico. Hemeroteca digital brasileira. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/hdb/periodico.aspx Acesso em: 04/12/2024.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

LAMPIÃO E SEU BANDO NA FOTOGRAFIA E NA TELA DO CINEMA POR BENJAMIN ABRAHÃO BOTTO: A IMAGEM DO CANGAÇO COMO FONTE HISTÓRICA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3303