DECOLONIALIDADE E CONTRA-CULTURA: JORGE LOPES E SUA POESIA MARGINAL

Autores

  • Luiz Augusto Andrade da Costa Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Cultura marginal, Literatura, Decolonialidade

Resumo

O presente artigo visa o estudo da obra do poeta recifense Jorge Lopes na década de 1980. Neste âmbito, a pesquisa aborda sua produção artística, levando em consideração a sua significativa presença numa geração de poetas marcadamente marginal que existia na capital pernambucana no período em tela. Para isso, o artigo dialoga tanto com o que a História Oral pode nos oferecer em se tratando de entrevistas realizadas ao longo da pesquisa, como com o pensamento decolonial da cultura em estudiosos como Aníbal Quijano e Walter Mignolo, por exemplo. Este estudo, ainda em andamento, espera situar as obras de Jorge Lopes numa longa tradição de produção poética em que a decolonialidade e a postura anti-canônica, em se tratando de sua forma e de seu conteúdo, são características essenciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

SANCHES, Maria Elisabete. À memória dos esquecidos: história e produção do MEIPE. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015

ESPINHARA, Francisco. Movimento de escritores independentes de Pernambuco (1980-1988). Recife: Editora Universitária UFPE, 2000.

KAMINSKI, Leon Frederico (Org.) Contracultura no Brasil, anos 80: circulação, espaços e sociabilidades. Curitiba [PR]: CRV: 2019.

LOPES, Jorge. Poemas Reunidos. Recife: CEPE, 2020.

MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal. São Paul. Editora Brasiliense. 1981

MOGNOLO, Walter. Colonialidade. RBCS, v. 32, n. 94, jun. 2017.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. O que é contracultura? 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

SILVA, Maurício Pedro. Ultrapassando limites, desfazendo fronteiras: a literatura marginal brasileira e suas práticas na contemporaneidade. Iberoamérica social, p. 124-149, jun. 2018.

WILLER, Claudio. Geração Beat. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

DECOLONIALIDADE E CONTRA-CULTURA: JORGE LOPES E SUA POESIA MARGINAL. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 454-466. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2689

Artigos Semelhantes

1-10 de 14

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.