DECOLONIALIDADE E CONTRA-CULTURA: JORGE LOPES E SUA POESIA MARGINAL
Palavras-chave:
Cultura marginal, Literatura, DecolonialidadeResumo
O presente artigo visa o estudo da obra do poeta recifense Jorge Lopes na década de 1980. Neste âmbito, a pesquisa aborda sua produção artística, levando em consideração a sua significativa presença numa geração de poetas marcadamente marginal que existia na capital pernambucana no período em tela. Para isso, o artigo dialoga tanto com o que a História Oral pode nos oferecer em se tratando de entrevistas realizadas ao longo da pesquisa, como com o pensamento decolonial da cultura em estudiosos como Aníbal Quijano e Walter Mignolo, por exemplo. Este estudo, ainda em andamento, espera situar as obras de Jorge Lopes numa longa tradição de produção poética em que a decolonialidade e a postura anti-canônica, em se tratando de sua forma e de seu conteúdo, são características essenciais.
Downloads
Referências
SANCHES, Maria Elisabete. À memória dos esquecidos: história e produção do MEIPE. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015
ESPINHARA, Francisco. Movimento de escritores independentes de Pernambuco (1980-1988). Recife: Editora Universitária UFPE, 2000.
KAMINSKI, Leon Frederico (Org.) Contracultura no Brasil, anos 80: circulação, espaços e sociabilidades. Curitiba [PR]: CRV: 2019.
LOPES, Jorge. Poemas Reunidos. Recife: CEPE, 2020.
MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal. São Paul. Editora Brasiliense. 1981
MOGNOLO, Walter. Colonialidade. RBCS, v. 32, n. 94, jun. 2017.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. O que é contracultura? 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
SILVA, Maurício Pedro. Ultrapassando limites, desfazendo fronteiras: a literatura marginal brasileira e suas práticas na contemporaneidade. Iberoamérica social, p. 124-149, jun. 2018.
WILLER, Claudio. Geração Beat. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Augusto Andrade da Costa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).