ENSINO DE GÊNERO NAS ESCOLAS: PROJETOS E DISCURSOS EM DISPUTA

Autores

  • Valéria Santos Paulo Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Gênero , Educação, Ideologia

Resumo

Desde meados de 2014, uma onda conservadora vem ganhando força em vários campos da sociedade e, de certa forma, pautando as discussões e as políticas públicas no Brasil. O impacto na Educação se fez mais visível, principalmente, até meados de 2018, tendo em vista que o ensino sobre a questão de gênero nas escolas de educação básica, mais especificamente a tentativa de proibição dele, foi transformada, inclusive, em proposta de campanha eleitoral. Isto porque, a discussão sobre gênero nas escolas foi falaciosamente colocada por alguns grupos como uma questão de “doutrinação” dos estudantes, narrativa que conquistou a adesão de boa parte da sociedade brasileira. Esse artigo, que é parte de uma pesquisa que pauta, em linhas gerais, os desafios de discutir gênero nas escolas, busca resgatar os projetos em disputa quanto ao entendimento da necessidade versus criminalização deste ensino. Vale dizer que, nem sempre a escola foi/é um espaço de desconstrução de desigualdades e preconceitos, ao contrário, durante bom tempo ela foi um espaço de produção/reprodução de desigualdades/hierarquias. Contudo, apresenta um grande potencial para a quebra de paradigmas. Talvez seja esse o grande receio dos conservadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL, Walter Valdevino do. 'NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS...': relações entre gênero e religião. Paralellus (Online) , v. 6, p. 87-90, 2015.2015

GOHN, Maria da Glória. Participação e democracia no Brasil: da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

HRW. “Tenho medo, esse era o objetivo deles”: Esforços para proibir a educação sobre gênero e sexualidade no Brasil. HUMAN RIGHTS WATCH, 2022. Disponível em: https://www.hrw.org/pt/news/2022/05/12/brazil-attacks-gender-and-sexuality-education, acesso em: 13/1/2023.

LINS, Beatriz Accioly. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Editora Reviravolta, 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MESSENBERG, Debora. A cosmovisão da “nova” direita brasileira. In FREIXO, Adriano de; PINHEIRO-MACHADO, Rosana. (Orgs). Brasil em transe: Bolsonarismo, Nova direita e Desdemocratização. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

ENSINO DE GÊNERO NAS ESCOLAS: PROJETOS E DISCURSOS EM DISPUTA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 183-193. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2665

Artigos Semelhantes

1-10 de 12

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.