“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE”: ENSINO DE HISTÓRIA E A FOME A PARTIR DA OBRA DE JOSUÉ DE CASTRO

Autores

  • David Borges Matos Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra (ETEASD) Autor
  • Francisco Ferreira dos Santos Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Autor

Palavras-chave:

Josué de Castro, Ensino de História, Fome

Resumo

Este relato de experiência busca socializar o projeto interventor desenvolvido durante o semestre 2023.1 no Programa de Residência Pedagógica em História da Universidade Católica de Pernambuco executado na Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra. Os debates desenvolvidos no decorrer da Trilha de Humanas “Juventude, Liberdade e Protagonismo”, da Unidade Curricular Obrigatória do Laboratório de Aprendizagem, do Novo Ensino Médio, foram conduzidos com base nos aportes teóricos e conceitos do Ensino de História. A escolha da temática da fome está associada ao cenário pós-pandemia, com o Brasil chegando ao número de 33 milhões de pessoas passando fome, segundo inquérito da Rede Penssan. Josué de Castro dedicou a vida e a obra ao combate à fome no Brasil e no mundo, tendo sua obra traduzida para 25 idiomas, sendo Geografia da Fome (1946) e Geopolítica da Fome (1951) os livros mais conhecidos. A partir da leitura da obra do intelectual pernambucano Josué de Castro, os e as estudantes do segundo ano do ensino médio desenvolveram pesquisas em grupo, sob supervisão, sobre a insegurança alimentar das comunidades que residem.

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Referências

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 5: O Ensino de História e a Formação de Professores na Educação Básica: Em Busca do Diálogo Entre a Concepção Crítica do Ensino de História e a Construção da Identidade e Prática Docente

Como Citar

“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE”: ENSINO DE HISTÓRIA E A FOME A PARTIR DA OBRA DE JOSUÉ DE CASTRO. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 286-295. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2642

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