“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE”: ENSINO DE HISTÓRIA E A FOME A PARTIR DA OBRA DE JOSUÉ DE CASTRO
Palavras-chave:
Josué de Castro, Ensino de História, FomeResumo
Este relato de experiência busca socializar o projeto interventor desenvolvido durante o semestre 2023.1 no Programa de Residência Pedagógica em História da Universidade Católica de Pernambuco executado na Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra. Os debates desenvolvidos no decorrer da Trilha de Humanas “Juventude, Liberdade e Protagonismo”, da Unidade Curricular Obrigatória do Laboratório de Aprendizagem, do Novo Ensino Médio, foram conduzidos com base nos aportes teóricos e conceitos do Ensino de História. A escolha da temática da fome está associada ao cenário pós-pandemia, com o Brasil chegando ao número de 33 milhões de pessoas passando fome, segundo inquérito da Rede Penssan. Josué de Castro dedicou a vida e a obra ao combate à fome no Brasil e no mundo, tendo sua obra traduzida para 25 idiomas, sendo Geografia da Fome (1946) e Geopolítica da Fome (1951) os livros mais conhecidos. A partir da leitura da obra do intelectual pernambucano Josué de Castro, os e as estudantes do segundo ano do ensino médio desenvolveram pesquisas em grupo, sob supervisão, sobre a insegurança alimentar das comunidades que residem.
Downloads
Referências
AMORIM, Helder Remigio de. Josué de Castro: um pequeno pedaço do incomensurável. Jundiaí, SP: Paco, 2022.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CAIMI, Flávia Eloisa. Porque os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, v. 11, n. 21, 2007, p. 17-32.
CASTRO, Josué de. Geografia da Fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. São Paulo: Todavia, 2022.
CASTRO, Josué de. Geopolítica da Fome. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1959.
CASTRO, Josué de. Documentário do Nordeste. 4. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1968.
CASTRO, Josué de. Homens e Caranguejos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1967.
CERRI, Luis Fernando. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, v. 15, n. 2, 2010, p. 264-278.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, set.-dez. 2003, p. 40-52.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEME, Adriana Salay. Josué de Castro e as metamorfoses da fome no Brasil, 1932-1946. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 4, out.-dez. 2021, p. 1115-1135.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 David Borges Matos, Francisco Ferreira dos Santos Neto (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).