PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INÍCIO DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E PERSPECTIVAS DO ENSINO EM HISTÓRIA

Autores

  • Ismaelene Maria Souza dos Santos Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino de História, Trajetórias Escolares

Resumo

Este trabalho tem como propósito compartilhar as experiências iniciais significativas das angústias e felicidades do primeiro contato no chão de uma escola pública estadual a partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP) - CAPES do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Desse modo, relatando os primeiros passos, abordagens, metodologias e os resultados preliminares obtidos neste pequeno período do primeiro semestre de 2023.1 com a turma do 3º ano D da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Delgado. O projeto inicial que teve como base o Movimento Abolicionista em Pernambuco ao longo do século XIX, mais especificamente, os negros que buscavam liberdade e figuras políticas da época que atuaram diretamente neste movimento. Com isso, por meio de metodologias ativas, buscamos juntamente com os alunos atuar na perspectiva da trajetória de algumas personalidades políticas negras do Brasil atual, onde tivemos a oportunidade de realizarmos produtos didáticos a partir de pesquisas, produção de resumos e recursos audiovisuais.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 4: Os Ditos Subalternos no Ensino de História no Brasil: Desafios e Perspectivas

Como Citar

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INÍCIO DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E PERSPECTIVAS DO ENSINO EM HISTÓRIA. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 227-240. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2636

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