PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INÍCIO DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E PERSPECTIVAS DO ENSINO EM HISTÓRIA
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino de História, Trajetórias EscolaresResumo
Este trabalho tem como propósito compartilhar as experiências iniciais significativas das angústias e felicidades do primeiro contato no chão de uma escola pública estadual a partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP) - CAPES do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Desse modo, relatando os primeiros passos, abordagens, metodologias e os resultados preliminares obtidos neste pequeno período do primeiro semestre de 2023.1 com a turma do 3º ano D da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Delgado. O projeto inicial que teve como base o Movimento Abolicionista em Pernambuco ao longo do século XIX, mais especificamente, os negros que buscavam liberdade e figuras políticas da época que atuaram diretamente neste movimento. Com isso, por meio de metodologias ativas, buscamos juntamente com os alunos atuar na perspectiva da trajetória de algumas personalidades políticas negras do Brasil atual, onde tivemos a oportunidade de realizarmos produtos didáticos a partir de pesquisas, produção de resumos e recursos audiovisuais.
Downloads
Referências
AGUIAR, Denise. A Pedagogia do Oprimido na Escola Contemporânea: desafios e perspectivas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.19, n.1, p.174-196, jan./mar. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p174-196. Acesso em: 14 de out. de 2023.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. Disponível em: https://ppghistoria.furg.br/images/Selecao/bittencourt-circe-ensino-de-historia-fundamentos-e-metodospdf.pdf Acesso em: 10 out. 2023.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da História afro-brasileira e africana. Brasília/DF: SECAD/MEC, 2004. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_res01_04.pdf?query=etnico%20racial. Acesso em: 14 de out. de 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf. Acesso em: 14 de out. de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 14 de out. de 2023.
BROSTOLIN, M. R.; DA COSTA DE OLIVEIRA, E. A. Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 301-319, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/813. Acesso em: 14 out. 2023.
FERREIRA, Augusto Cesar Cardoso. A Importância da Infraestrutura na Escola Pública: visão geral da importância estrutural no ambiente pedagógico. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório Técnico. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6025. Acesso em: 14 de out. de 2023.
FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA. Miriam Carla Da Silva. Residência Pedagógica: Um Instrumento Enriquecedor no Processo de Formação Docente. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 10 n. 1, p. 7-19, Jan./Jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/31448. Acesso em: 08 out. 2023.
FRANÇA CARVALHO, A. D.; MELO, R. A. .; DE OLIVEIRA, L. X. A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 123–136, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.395. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/395. Acesso em: 3 set. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GOMES, Lino Nilma. As Práticas Pedagógicas com as Relações Étnico-Raciais nas Escolas Públicas: desafios e perspectivas. In: GOMES, Lino Nilma (org.). Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei n.º 10.639/03. Brasília: MEC;Unesco, 2012.
MENEZES, G. Marilia; SANTIAGO, Eliete Maria. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Revista Scielo, 2014. p. 45–62. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-7307201407503. Acesso em: 14 de out. de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ismaelene Maria Souza dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).