Richard Rorty: das contingências à democracia como modo de vida
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p141-151Palavras-chave:
individualidade, linguagem, comunidade liberalResumo
O presente artigo analisa as contingências da linguagem, da individualidade e de uma comunidade liberal, na concepção de Richard Rorty, na tentativa de entender a importância delas na formação de uma concepção de democracia como modo de vida, proposta originariamente por John Dewey e defendida por Rorty, posteriormente. A abordagem perpassa a proposta de negação da “verdade intrínseca” das coisas, extinguindo assim as divindades que impregnaram a linguagem ao longo da existência humana. Trata da questão da linguagem, que imprimiu na cultura ocidental uma concepção fortemente transformadora, cujo resultado foi o surgimento de um novo homem, na compreensão de Rorty.
Downloads
Referências
CASTRO, Susana de. Filosofia como política cultural. Ethica: cadernos acadêmicos. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 115-126, 2009.
GRASSET, Baptiste Noel Auguste. O filósofo e a caixa de pandoxa: contingência, liberalismo e pós-iluminismo em Richard Rorty. Revista Redescrições. Rio de Janeiro. Volume 5. n. 1, p. 32-45, 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/issue/view/116. Acesso em: 19 set 2024.
RORTY, R. Para Realizar a América: o pensamento de esquerda no século XX na América. Tradução: Alberto Tosi Rodrigues, Martha Christina P. Martins e Paulo Ghiraldelli Jr. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.
RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade - Escritos Filosóficos I. Tradução: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
SILVA, Maurício, J. R. da. Contingência, discurso e história: considerações sobre a linguagem em Foucault e Rorty. Sapere aude. v. 7 – n. 12, p. 171-181, jan./jun. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luís Gomes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.