Diálogo e dialogismo
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n2.p05-20Palavras-chave:
Discurso, Gênero discursivo, Bakhtin, VolóchinovResumo
A perspectiva dialógica, ou dialogismo, derivada dos estudos de Mikhail Bakhtin, Valentin Volóchinov e Pável Medviédev, tem se mostrado um enfoque teórico particularmente produtivo na análise do discurso, entre outras áreas das ciências humanas. Nessa perspectiva, o conceito de “diálogo” ocupa, naturalmente, um lugar central. Com base na leitura de textos representativos do pensamento de Bakhtin e Volóchinov, o presente ensaio procura demonstrar que, no âmbito dos estudos dialógicos, o diálogo cotidiano não só tem uma posição de destaque enquanto forma clássica de atividade linguageira, como também exerce o papel de matriz geradora de analogias fundamentais para a condução da análise dos fenômenos discursivos, a formulação de proposições teóricas e o estabelecimento de terminologia específica.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
CLARK, H. H. Using language. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
CUNHA, D. A. C. Sobre a fala dialogal: convergências e divergências entre Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov. Conexão Letras, Porto Alegre, 11 (6), p. 31-49, 2016.
HOLQUIST, M. Dialogism: Bakhtin and his world. 2nd ed. London and New York: Routledge, 2002.
IVANOVA, I. O diálogo na linguística soviética dos anos 1920-1930. Bakhtiniana, São Paulo, 6 (1), p. 239-267, ago./dez. 2011.
JAKUBINSKIJ, L. Sobre a fala dialogal: textos editados e apresentados por Irina Ivanova. Tradução de Dóris de Arruda C. da Cunha e Suzana Leite Cortez. São Paulo: Parábola, 2015.
SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A. JEFFERSON, G. A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language 50 (4), p. 696-735, 1974.
SCHEGLOFF, E. A. Interaction: the infrastructure for social institutions, the natural ecological niche for language, and the arena in which culture is enacted. In: ENFIELD, N. J.; LEVINSON, S. C. (eds.) Roots of human sociality: culture, cognition and interaction. London and New York: Routledge, 2020, p. 70-96.
URMSON, J. O. The Greek philosophical vocabulary. London, Duckworth, 1990.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório: Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas: Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ágora Filosófica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).