A percepção e o artista: uma perspectiva antropológica da fenomenologia de Merleau-Ponty

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p81-96

Palabras clave:

Cézanne, corpo, fenomenologia, sensibilidade, razão

Resumen

O objetivo do presente artigo é apresentar o modo particular com que Merleau-Ponty trabalha o primado da percepção para a fenomenologia, tomando por base as reflexões levantadas por ele no texto A dúvida de Cézanne. Nosso texto se faz em três tópicos; no primeiro discorre-se rapidamente acerca das concepções de corpo e espírito; e em seguida parte-se para a análise de como a pintura de Paul Cézanne nos é apresentada pelo autor como um modo particular de pesquisa fenomenológica; para que, então, no terceiro tópico, seja esclarecida a importância da percepção para se pensar uma nova concepção de racionalidade humana que funcione fora dos impasses das dicotomias, corpo e espírito, sensibilidade e inteligência, e que, para tanto, será preciso reaprender a vincular-se ao mundo sensível e reconhecer definitivamente a percepção como um modo de conhecimento. Só assim será possível viver nossa animalidade humana em toda sua identidade relacional.  

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Mara Rodrigues Silva, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil

    Doutoranda em Teologia Sistemática e Mestre em Filosofia da Religião (2020) pela FAJE. Possui especialização em Arte e Contemporaneidade (2010) e bacharelado em Artes Plásticas (2008) pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard (UEMG), além de formação complementar em Filosofia pela UFMG e Filosofia da Arte na Universidade de Oxford. É membro pesquisador do Grupos de Pesquisa: As Interfaces da antropologia na teologia contemporânea e Fenomenologia e Genealogia do Corpo. Atualmente, pesquisa nas áreas de teologia sistemática, mística e filosofia contemporânea com ênfase nos autores Maurice Merleau-Ponty e Simone Weil.

Referencias

MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et Non-sens. Paris: Nagel, 1966.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. In: Maurice Merleau-Ponty. Textos Selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004b.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

QUINN, Caroline. Perception and Painting in Merleau-Ponty’s Thought. In: International Postgraduate Journal of Philosophy, v. II, Dublin 2009. Disponível em: http://www.ucd.ie/philosophy/perspectives/past_issue_vol2.html.

SAINT AUBERT, E. L’éprouve de la réalité. Merleau-Ponty et la perception. Études phénoménologiques, v. 4, p. 25–40, 2020.

SHIFF, Richard. Seeing Cezanne. In: Critical Inquiry, v. 4, n. 4. The University of Chicago Press, 1978. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/i257715.

SILVA, P. O invisível no visível: a questão filosófica de Deus e da carnalidade no pensamento de Maurice Merleau-Ponty. Porto Alegre: Editora Fi, 2023.

SLAUGHTER, Thomas F. Some remarks on Merleau Ponty’s Essay “Cezanne Doubt”. In: Continental Philosophy Review, Man and World, v. 12, Issue 1, p. 61-69, Martinus Nijhoff, 1979. http://link.springer.com/article/10.1007/BF01249181.

Publicado

2023-09-28

Número

Sección

Artigos Dossiê

Cómo citar

SILVA, Patricia Mara Rodrigues. A percepção e o artista: uma perspectiva antropológica da fenomenologia de Merleau-Ponty . Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 3, p. 81–96, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p81-96. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2460.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

61-70 de 78

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.