Santo Agostinho e Kant:um encontro de pensamentos na categoria da autonomia
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2007.v7n1.p43-62Palavras-chave:
autonomia, razão, Agostinho, Kant, liberdade, vontadeResumo
Tanto Santo Agostinho como Imanuel Kant atribuem valor especial à autonomia, embora em perspectivas diferentes. Procura-se, neste estudo, estabelecer uma relação entre as concepções dos dois pensadores, distantes maisde doze séculos um do outro. Este propósito será realizado a partir de três tópicos principais: a categoria da autonomia relacionada ao livre arbítrio do homem e ao seu poder de escolha; a elaboração da categoria da vontade por
Kant; o caráter especial do pensamento agostiniano a partir da máxima ”Entender para crer”. As fontes do estudo são as obra de Santo Agostinho Sobre o Livre Arbítrio e As Confissões, enquanto a posição de Kant será apresentada a
partir de sua obra A Fundamentação da Metafísica dos Costumes.
Downloads
Referências
CANTO-SPERBER, M. Dictionnaire d’éthique et philosophie morale. 2 ed. France:Universitaires de France, 1996. p. 115.
RAMOS, Francisco Manfredo Tomás. A idéia de Estado na doutrinaético-política de santo Agostinho: um estudo do epistolário comparadocom o “De Civitate Dei”. São Paulo: Loyola, 1984. p. 74:
VAZ C. H. Lima. Antropologia filosófica I. 6.ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 68
KANT. E. Fundamentação dametafísica dos costumes. Trad. de Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural,1974. p. 2.
ELEONOR STUMP. Augustineon free will. In:Thecambridge companion to Augustine. Eleonor Stump and Norman Kretzman(Editors), Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 124-147.
GILSON, E. A filosofia naIdade Média. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 143
COSTA, Marcos Roberto Nunes. Maniqueismo: histó-ria, filosofia e religião. Petrópolis : Vozes, 2003, p. 39-40.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Jan G. J. ter Reegen, Noêmia de Souza Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.