Teoria Negativa da dignidade humana: Fundamentos para o direito de não ser humilhado
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p235-244Palavras-chave:
Teoria Negativa;, Dignidade Humana;Resumo
Problematização da relação entre dignidade e humilhação: A relação entre dignidade e humilhação é central na teoria proposta por De Matos. A humilhação, entendida como um processo de desumanização e diminuição do ser humano, não é apenas um ato de ofensa, mas uma forma de violência que atinge a integridade da pessoa. Ao negar a dignidade em situações de humilhação, De Matos propõe que o direito fundamental de não ser humilhado deve ser central no entendimento dos direitos humanos. Ao invés de proteger a dignidade de maneira abstrata e universal, o foco deve ser em impedir que os indivíduos sejam tratados com desrespeito ou inferioridade, reconhecendo que a verdadeira dignidade reside na preservação da humanidade do sujeito em todas as suas condições, especialmente nas mais adversas.
Downloads
Referências
- DE MATOS, Saulo. Teoria Negativa da dignidade humana: Fundamentos para o direito de não ser humilhado. São Paulo: Editora Dialética, 2025, 196 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Agemir Bavaresco, Oscar Pérez Portales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.














