Nouvelle demande en Education Éthique,nouveaux paradigmes [New demand in ethics’s education: a new paradigm]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2011.v1n1.p211-222Palavras-chave:
ethics, fine/coarse identity, inner/external attribution.Resumo
La vieille morale kantienne, sans être pour autant caduque, s’avère néanmoinsinsuffisante pour la formation éthique des professeurs et des élèves. Elle doit
être complétée par un triple changement du regard. D’abord, l’éthique de la
sollicitude centrée sur les besoins d’autrui. Ensuite, aider chacun à sortir de
l’identité socialement prescrite et basée sur les oppositions de classe, de nations,
de religions, de races, afin d’affirmer son identité vécue subjectivement. Enfin,
apprendre à expliquer les difficultés vécues, voire les échecs subis, non seulement
par une explication causale externe (cela m’est arrivé parce que je suis noir,
pauvre, ou handicapé, etc.), mais aussi par un locus de contrôle interne.
Mots-clés: éthique; identité fine/épaisse; attribution interne/externe
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-01-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
XYPAS, Constantin. Nouvelle demande en Education Éthique,nouveaux paradigmes [New demand in ethics’s education: a new paradigm]. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 1, p. 211–222, 2012. DOI: 10.25247/P1982-999X.2011.v1n1.p211-222. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/28.. Acesso em: 2 jul. 2024.