Filosofia, o domínio de si e a significação da existência

um legado da filosofia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p57-70

Palavras-chave:

ciência do espírito, consciência de si, liberdade, domínio de si

Resumo

Por meio do presente artigo pretendemos erguer um breve debate em torno do legado da filosofia brasileira acerca da ideia de filosofia como ciência do espírito ou da consciência no Brasil. Para tanto, notabilizamos a dedicação de alguns expoentes na história da filosofia brasileira, a saber: Padre Antônio Vieira, Domingos José Gonçalves de Magalhães, Tobias de Meneses Barreto e Raimundo de Farias Brito. Ancorados no eminente problema filosófico do “Conheça-te a ti mesmo” socrático se tornam herdeiros diretos de uma ciência nascida a partir de uma exigência universal, qual seja: a exigência do conhecimento de si, a significação racional da existência e o papel que o homem representa no mundo. Concebida a filosofia como ciência primeira, penetramos no problema da consciência de si em seu sentido transcendente, metafísico e universal. Assim, a partir do que designamos filosofia e suas bifurcações, procederemos as distinções entre a metafísica e a ciência, intuição e análise, no sentido de sustentar a tese de que é através da ampliação do escopo da consciência de si que criamos as condições de necessidade para alcançarmos a liberdade e o domínio de si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiense Pereira Romão, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais

    Doutorando em Filosofia  pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (POSFIL-UFU) e Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (POSFIL-UFU). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Leonardo Ferreira Almada, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais

    Professor de Filosofia (Nível Associado IV) do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-MG) e do Programa de Pós Graduação em Filosofia (Níveis Doutorado e Mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-MG), por onde atua desde 2011 com ensino, pesquisa, orientação e extensão. É graduando (2022-) em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Filosofia (2006-2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ).

     

Referências

ALMADA, Leonardo Ferreira. A ideia de filosofia como ciência do espírito no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

BATISTA, Luiz Alberto Cerqueira. Filosofia Brasileira: ontogênese da consciência de si. Petrópolis: Vozes, 2002. (Filosofia Brasileira).

BERGSON, Henri. Ensaios. Tradução: João da Silva Gama. Lisboa: Edições 70, 1988.

BERGSON, Henri. Introdução à metafísica. Tradução: Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 183-234.

BRITO, Raimundo de Farias. A base física do espírito: história sumária do problema como preparação para o estudo da filosofia do espírito. Brasília: Senado Federal, 2006.

BRITO, Raimundo de Farias. O mundo interior: ensaio sobre os dados gerais da filosofia do espírito. Introdução: Luiz Alberto Cerqueira. 3. ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003. p. 1-428.

BRITO, Raimundo de Farias. Finalidade do mundo: estudos de filosofia e teleologia naturalista. 2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1957.

MAGALHÃES, D. J. Gonçalves de. Fatos do espírito humano. 3. ed. org., estudo e introdução: Luiz Alberto Cerqueira. Petrópolis: Vozes, 2004. (Filosofia Brasileira).

VIEIRA, Padre Antonio. Sermões. Alcir Pérola (org.). v. 2. São Paulo: Hedra, 2003.

Downloads

Publicado

2025-05-15 — Atualizado em 2025-05-15

Como Citar

ROMÃO, Fabiense Pereira; ALMADA, Leonardo Ferreira. Filosofia, o domínio de si e a significação da existência: um legado da filosofia brasileira. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 2, p. 57–70, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p57-70. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2576.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 399

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.