A objetualidade do objeto
uma tentativa de fundamentação de uma ontologia no pensamento de Immanuel Kant via Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p56-76Palavras-chave:
Metafísica, Doutrina dos transcendentais, Objetualidade, Objeto, DogmáticaResumo
A tradição filosófica afirma que a crítica da razão teórica de Immanuel Kant é uma tentativa de fundamentação epistemológica. O modelo é baseado na relação entre sujeito e objeto e visa determinar os limites do conhecimento possível. Isso decorreria da negação kantiana à inteligibilidade metafísica pura. Parecer haver, contudo, uma passagem no próprio texto kantiano que aponta para a possibilidade da fundamentação de uma ontologia com base na objetualidade dos objetos. Tal ontologia, porém, não teria em vista o nomear de objetos puros, ou puros inteligíveis. Intenta-se, então, debater a possibilidade de uma ontologia transcendental que tem por base a objetualidade dos objetos empíricos, o que aponta para a interpretação heideggeriana do pensamento kantiano. Com isso, esse artigo espera contribuir ao tema em torno da possibilidade de uma ontologia kantiana com vistas à objetualidade dos objetos.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Kant’s critique of pure reason. Tradução de Rodney Livingstone. Stanford: Stanford University Press, 2001.
AERTSEN, Jan A. Medieval philosophy and the transcendentals: the case of Thomas Aquinas. Leiden: Brill, 1996.
AMERIKS, Karl. The critique of metaphysics: Kant and traditional ontology. In: GUYER, Paul (Ed.). The Cambridge companion to Kant. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. p. 249-279.
ASCHENBRENNER, Karl. A companion to Kant‘s critique of pure reason: transcendental aesthetic and analytic. Lanham: University Press of America, 1983.
BONACCINI, Juan A. Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. especial, p. 211-232, 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22776/12733>. Acesso em: 12 out. 2022.
COURTINE, Jean-François. Suarez et le système de la métaphysique. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.
EISLER, Rudolf. Kant-Lexikon: Nachschlagewerk zu Kants sämtlichen Schriften, Briefen und handschriftlichem Nachlass. Hildesheim: Georg OLMS Verlagsbuchhandlung, 1964.
GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Média. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GOBRY, Ivan. Vocabulário grego da filosofia. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
HEIDEGGER, Martin. Einleitung in die Phänomenologie der Religion. In: HEIDEGGER, Martin. Phänomenologie des religiösen Lebens. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995 [1920/21]. (Gesamtausgabe, 60).
HEIDEGGER, Martin. Kant und das Problem der Metaphysik. 6. ed. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1998 [1928]. (Gesamtausgabe, 3).
HEIDEGGER, Martin. Kants These über das Sein. In: HEIDEGGER, Martin. Wegmarken. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976 [1961]. p. 445-480. (Gesamtausgabe, 9).
HEIDEGGER, Martin. Logik: die Frage nach der Wahrheit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976 [1925/26]. (Gesamtausgabe, 21).
HEIDEGGER, Martin. Metaphysische Anfangsgründe der Logik im Ausgang von Leibniz. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1978 [1928]. (Gesamtausgabe, 26).
HEIDEGGER, Martin. Parmenides. 2. ed. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1992 [1942/43]. (Gesamtausgabe, 54).
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. 19. ed. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2006 [1927]. (Gesamtausgabe, 2).
HINRICHSEN, Bruno Lemos. Transcendência não transcendente: um problema heideggeriano. Curitiba: CRV, 2021.
HOLZHEY, Helmut; MUDROCH, Vilem. Historical dictionary of Kant and kantianism. Lanham: The Scarecrow Press, 2005.
KANT, Immanuel. Kritik der praktischen Vernunft. In: KANT, Immanuel. Kritik der praktischen Vernunft, Grundlegung zur Metaphysik der Sitten. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974 [1788].
KANT, Immanuel. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974 [1781/87]. 2v.
KANT, Immanuel. Prolegomena zu einer jeden künftigen Metaphysik, die als Wissenschaft wird auftreten können. Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2001[1783].
LEISEGANG, Hans. Über die Behandlung des scholastischen Satzes: „Quodlibet ens est unum, verum, bonum seu perfectum“, und seine Bedeutung in Kants Kritik der reinen Vernunft. Kant-Studien, Berlin, v. 20, n. 1-3, p. 403-421, nov. 2009.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo. Lógica transcendental e lógica especulativa. In: OLIVEIRA, Manfredo Araújo. (Org.). Kant. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.
WALSH, W. H. Kant and Metaphysics. Kant-Studien, Berlin, v. 67, n. 1-4, p. 372-384, set. 2009. Disponível em: <http://www.degruyter.com/view/j/kant.1976.67.issue-1-4/kant.1976.67.1-4.372/kant.1976.67.1-4.372.xml>. Acesso em: 22 set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ágora Filosófica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).