A objetualidade do objeto

uma tentativa de fundamentação de uma ontologia no pensamento de Immanuel Kant via Martin Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p56-76

Palavras-chave:

Metafísica, Doutrina dos transcendentais, Objetualidade, Objeto, Dogmática

Resumo

A tradição filosófica afirma que a crítica da razão teórica de Immanuel Kant é uma tentativa de fundamentação epistemológica. O modelo é baseado na relação entre sujeito e objeto e visa determinar os limites do conhecimento possível. Isso decorreria da negação kantiana à inteligibilidade metafísica pura. Parecer haver, contudo, uma passagem no próprio texto kantiano que aponta para a possibilidade da fundamentação de uma ontologia com base na objetualidade dos objetos. Tal ontologia, porém, não teria em vista o nomear de objetos puros, ou puros inteligíveis. Intenta-se, então, debater a possibilidade de uma ontologia transcendental que tem por base a objetualidade dos objetos empíricos, o que aponta para a interpretação heideggeriana do pensamento kantiano. Com isso, esse artigo espera contribuir ao tema em torno da possibilidade de uma ontologia kantiana com vistas à objetualidade dos objetos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Lemos Hinrichsen, Universidade de Coimbra

    Doutorando em Filosofia pela Universidade de Coimbra (UC), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em ensino de filosofia pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), bacharel em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), licenciando em matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou sanduíche na graduação no curso de filosofia na Eberhard Karls Universität Tübingen (2012/2013). Atualmente pesquisa na área de fenomenologia, mais particularmente acerca do pensamento Martin Heidegger, bem como as interações e influências dos textos heideggerianos em pensadores contemporâneos como Vilém Flusser e Yuk Hui. Pesquisa, ademais, temas ligados ao design, à mídia e à tecnologia, dentro de uma perspectiva fenomenológica. Professor de alemão, de filosofia e de teoria e filosofia do direito.

Referências

ADORNO, Theodor W. Kant’s critique of pure reason. Tradução de Rodney Livingstone. Stanford: Stanford University Press, 2001.

AERTSEN, Jan A. Medieval philosophy and the transcendentals: the case of Thomas Aquinas. Leiden: Brill, 1996.

AMERIKS, Karl. The critique of metaphysics: Kant and traditional ontology. In: GUYER, Paul (Ed.). The Cambridge companion to Kant. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. p. 249-279.

ASCHENBRENNER, Karl. A companion to Kant‘s critique of pure reason: transcendental aesthetic and analytic. Lanham: University Press of America, 1983.

BONACCINI, Juan A. Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. especial, p. 211-232, 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22776/12733>. Acesso em: 12 out. 2022.

COURTINE, Jean-François. Suarez et le système de la métaphysique. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.

EISLER, Rudolf. Kant-Lexikon: Nachschlagewerk zu Kants sämtlichen Schriften, Briefen und handschriftlichem Nachlass. Hildesheim: Georg OLMS Verlagsbuchhandlung, 1964.

GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Média. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GOBRY, Ivan. Vocabulário grego da filosofia. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

HEIDEGGER, Martin. Einleitung in die Phänomenologie der Religion. In: HEIDEGGER, Martin. Phänomenologie des religiösen Lebens. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995 [1920/21]. (Gesamtausgabe, 60).

HEIDEGGER, Martin. Kant und das Problem der Metaphysik. 6. ed. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1998 [1928]. (Gesamtausgabe, 3).

HEIDEGGER, Martin. Kants These über das Sein. In: HEIDEGGER, Martin. Wegmarken. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976 [1961]. p. 445-480. (Gesamtausgabe, 9).

HEIDEGGER, Martin. Logik: die Frage nach der Wahrheit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976 [1925/26]. (Gesamtausgabe, 21).

HEIDEGGER, Martin. Metaphysische Anfangsgründe der Logik im Ausgang von Leibniz. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1978 [1928]. (Gesamtausgabe, 26).

HEIDEGGER, Martin. Parmenides. 2. ed. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1992 [1942/43]. (Gesamtausgabe, 54).

HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. 19. ed. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2006 [1927]. (Gesamtausgabe, 2).

HINRICHSEN, Bruno Lemos. Transcendência não transcendente: um problema heideggeriano. Curitiba: CRV, 2021.

HOLZHEY, Helmut; MUDROCH, Vilem. Historical dictionary of Kant and kantianism. Lanham: The Scarecrow Press, 2005.

KANT, Immanuel. Kritik der praktischen Vernunft. In: KANT, Immanuel. Kritik der praktischen Vernunft, Grundlegung zur Metaphysik der Sitten. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974 [1788].

KANT, Immanuel. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974 [1781/87]. 2v.

KANT, Immanuel. Prolegomena zu einer jeden künftigen Metaphysik, die als Wissenschaft wird auftreten können. Hamburg: Felix Meiner Verlag, 2001[1783].

LEISEGANG, Hans. Über die Behandlung des scholastischen Satzes: „Quodlibet ens est unum, verum, bonum seu perfectum“, und seine Bedeutung in Kants Kritik der reinen Vernunft. Kant-Studien, Berlin, v. 20, n. 1-3, p. 403-421, nov. 2009.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo. Lógica transcendental e lógica especulativa. In: OLIVEIRA, Manfredo Araújo. (Org.). Kant. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.

WALSH, W. H. Kant and Metaphysics. Kant-Studien, Berlin, v. 67, n. 1-4, p. 372-384, set. 2009. Disponível em: <http://www.degruyter.com/view/j/kant.1976.67.issue-1-4/kant.1976.67.1-4.372/kant.1976.67.1-4.372.xml>. Acesso em: 22 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

LEMOS HINRICHSEN, Bruno. A objetualidade do objeto: uma tentativa de fundamentação de uma ontologia no pensamento de Immanuel Kant via Martin Heidegger. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 22, n. 3, p. 56–76, 2022. DOI: 10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p56-76. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2263.. Acesso em: 6 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 203

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.