ENTRE PALAVRAS, GESTOS E IMAGENS

A ARCA DE TRANCOSO COMO CENA DE FORMAÇÃO CULTURAL

Autores

  • THALLYS RODRIGUES Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Teatro infantil; multimodalidade; formação cultural.

Resumo

O trabalho apresenta a multimodalidade numa perspectiva da sala de aula na educação básica alinhada com o gênero textual teatro, contribuindo para a formação cultural e identitária dos estudantes. A pesquisa tem os objetivos de relatar a experiência na contação de uma peça teatral com o uso de recursos multimodais, descrever o processo da contação da peça na sala de aula e refletir sobre o papel da literatura na formação cultural das crianças. Como base teórica, utilizamos autores como Gualberto e Santos (2019) e Camarotti (2002). Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, de acordo com o relato de experiência docente vivenciada nos anos iniciais do ensino fundamental, na contação de uma peça. Evidenciamos que abordando a contação da peça utilizando recursos multimodais, contribui com o ensino e a formação cultural das crianças, numa perspectiva que integre suas experiências de vida, a fim de proporcionar uma aprendizagem crítica, com interação, colocando seu ponto de vista, fazendo comentários. Assim, conclui-se que a utilização da peça alinhada com os recursos multimodais torna a aula mais dinâmica, ou seja, oportunizando voz as crianças, imprescindíveis para o desenvolvimento crítico, social, moral e afetivo, desenvolvendo sua identidade.

Referências

BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida. Gestos e fala nas narrativas infantis. João Pessoa, 2015.

BOTELHO, Luiz Felipe. O segredo da arca de Trancoso. São Paulo: Paulinas, 2007.

CAMAROTTI, Marco. A linguagem no teatro infantil. Editora Universitária UFPE, 2002.

GUALBERTO, Clarice Lage; SANTOS, Záira Bomfante dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 35, p. e2019350205, 2019.

LEÃO, Raimundo Matos de. Teatro para crianças: dramaturgia e encenação. 2010.

PIRES, Roseane Limoeiro da Silva; MACIEL, Ruberval Franco; COSTA. Natalina SierraAssêncio. Princípios teóricos acerca da multimodalidade e construção de sentidos. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide Inês; TENO, Neide Araújo Castilho (Orgs.) Linguagem e ensino da leitura: Estudos multimodais e multiletramentos. Paco e Littera, 2022.

XYPAS, Rosiane. O leitor literário se constrói de dentro para fora: a leitura subjetiva sob abordagens contemporâneas da aprendizagem. Eutomia, Recife, v.1, n.34. p. 37- 54, dez. 2023.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

RODRIGUES, THALLYS. ENTRE PALAVRAS, GESTOS E IMAGENS: A ARCA DE TRANCOSO COMO CENA DE FORMAÇÃO CULTURAL. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 97–101, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3253.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 27

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.