O PAPEL DA FONOAUDIOLOGIA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TEA
INTERFACES COM A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista., Fonoaudiologia., Comunicação Alternativa Aumentativa.Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento marcada por desafios significativos na comunicação, interação social e comportamento. Neste contexto, a Fonoaudiologia emerge como área essencial na promoção de habilidades comunicativas, especialmente por meio de estratégias da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da atuação fonoaudiológica no processo terapêutico de pessoas com TEA, com ênfase na implementação de recursos de CAA, como PECS, comunicação total e pranchas visuais. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Bosa (2002) e Fernandes (2013), além das diretrizes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. A metodologia adotada foi de revisão bibliográfica narrativa. Os resultados apontam que a utilização de CAA potencializa a intencionalidade comunicativa, promove a autonomia e favorece a inclusão social e educacional do sujeito com TEA. Conclui-se que o trabalho interdisciplinar, aliado ao uso da CAA, amplia as possibilidades de expressão e participação social, exigindo um olhar sensível e humanizado por parte dos profissionais da saúde e educação.
Referências
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