EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DIÁLOGO E AFETO
Palavras-chave:
Educação e afeto, Pedagogia do Diálogo, Alfabetização e LetramentoResumo
Este trabalho relata uma experiência com a pedagogia do diálogo e do afeto no contexto do Programa de Residência Pedagógica, iniciada no ano que as escolas reabriram depois de fechadas pela pandemia do COVID 19. Os desafios eram permeados pelo desinteresse dos alunos, atitudes e comportamentos que por vezes desmotivava-nos. Neste ensejo, fez-se necessário o uso de estratégias e atitudes diferentes, como foi o caso da educação personalizada, onde houve significativo resultado positivo. À medida que narramos nossa experiência, nos apropriamos de Alves (2000), Bauman (2001), Freire (1996), Pacheco (2022), Rodrigues (2022), assim com o BNCC (2018). Essa narrativa demonstra que nossa prática objetivará alfabetizar alunos do 2º ano do ensino fundamental, através de acolhimento, diálogo e afeto. O acompanhamento individualizado nos fez constatar que a pedagogia do afeto e do diálogo se faz necessário à uma educação personalizada, pois, a partir da aplicação desta foi possível constatar avanço significativo na aprendizagem dos alunos. Desta forma os resultados demonstraram o potencial da pedagogia do diálogo e do afeto para promover a aprendizagem significativa e a inclusão de todos os alunos no processo educacional.
Palavras-chave: Educação e afeto; Pedagogia do Diálogo; Alfabetização e Letramento.
Referências
ALUNOS, Novos. Pedagogia afetiva: você sabe como funciona?. 2023. Disponível em: https://novosalunos.com.br/pedagogia-afetiva/. Acesso em: 19 mar. 2024.
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. Campinas – SP: Parirus, 2000.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PACHECO, Lucas. Por que implantar a aprendizagem personalizada pode fazer toda a diferença na escola? Matific, 07 mar. 2022. Disponível em: https://www.matific.com/bra/pt-br/home/blog/2022/03/07/por-que-implantar-a-aprendizagem-personalizada-pode-fazer-toda-a-diferenca-na-escola/#:. Acesso em: 09 mai. 2024.
RODRIGUES, Luciana da Silva. Retorno das aulas pós-pandemia: desafios e instabilidade social. Central de notícias UNINTER. 2022. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/retorno-das-aulas-pos-pandemia-desafios-e-instabilidade-social. Acesso em: 18 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ANDRESSA CHISTINA R. R. CHAVES, SHALIMAR MICHELE GONÇALVES DA SILVA REIS (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.