EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DIÁLOGO E AFETO

Autores

  • ANDRESSA CHISTINA R. R. CHAVES Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • SHALIMAR MICHELE GONÇALVES DA SILVA REIS Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Educação e afeto, Pedagogia do Diálogo, Alfabetização e Letramento

Resumo

Este trabalho relata uma experiência com a pedagogia do diálogo e do afeto no contexto do Programa de Residência Pedagógica, iniciada no ano que as escolas reabriram depois de fechadas pela pandemia do COVID 19. Os desafios eram permeados pelo desinteresse dos alunos, atitudes e comportamentos que por vezes desmotivava-nos. Neste ensejo, fez-se necessário o uso de estratégias e atitudes diferentes, como foi o caso da educação personalizada, onde houve significativo resultado positivo. À medida que narramos nossa experiência, nos apropriamos de Alves (2000), Bauman (2001), Freire (1996), Pacheco (2022), Rodrigues (2022), assim com o BNCC (2018). Essa narrativa demonstra que nossa prática objetivará alfabetizar alunos do 2º ano do ensino fundamental, através de acolhimento, diálogo e afeto. O acompanhamento individualizado nos fez constatar que a pedagogia do afeto e do diálogo se faz necessário à uma educação personalizada, pois, a partir da aplicação desta foi possível constatar avanço significativo na aprendizagem dos alunos. Desta forma os resultados demonstraram o potencial da pedagogia do diálogo e do afeto para promover a aprendizagem significativa e a inclusão de todos os alunos no processo educacional.

 

Palavras-chave: Educação e afeto; Pedagogia do Diálogo; Alfabetização e Letramento.

 

Biografia do Autor

  • ANDRESSA CHISTINA R. R. CHAVES, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco.

  • SHALIMAR MICHELE GONÇALVES DA SILVA REIS, Universidade Católica de Pernambuco

    Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis, pernambucana, possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. É Especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/ Pt. Atua como Coordenadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes, coordenando o Programa de Correção de Fluxo Distorção Idade/Ano, em parceria com o Instituto Ayrton Senna IAS. Docente da Curso se Pedagogia, Modalidade EAD e, também, presencial da Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP. Coordenadora do Curso de Especialização Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica da Universidade Católica de Pernambuco

Referências

ALUNOS, Novos. Pedagogia afetiva: você sabe como funciona?. 2023. Disponível em: https://novosalunos.com.br/pedagogia-afetiva/. Acesso em: 19 mar. 2024.

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. Campinas – SP: Parirus, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PACHECO, Lucas. Por que implantar a aprendizagem personalizada pode fazer toda a diferença na escola? Matific, 07 mar. 2022. Disponível em: https://www.matific.com/bra/pt-br/home/blog/2022/03/07/por-que-implantar-a-aprendizagem-personalizada-pode-fazer-toda-a-diferenca-na-escola/#:. Acesso em: 09 mai. 2024.

RODRIGUES, Luciana da Silva. Retorno das aulas pós-pandemia: desafios e instabilidade social. Central de notícias UNINTER. 2022. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/retorno-das-aulas-pos-pandemia-desafios-e-instabilidade-social. Acesso em: 18 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DIÁLOGO E AFETO. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 125-129. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3084