COESÃO E COERÊNCIA EM FOCO: DESVENDANDO ASPECTOS DAPRODUÇÃO DE TEXTO NA REDAÇÃO DO ENEM
Palavras-chave:
Coesão textual, coerência textual, produção textualResumo
A presente pesquisa analisou trabalhos científicos que abordam a produção de texto, coesão e coerência no gênero textual Redação do ENEM. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, embasada na linguística textual, que examinou os elementos das competências três e quatro nesse tipo de gênero, identificando diversos autores relevantes para o campo. Striquer (2018) concentrou-se nos aspectos da coerência, enquanto outros estudos de Silva e Paulinelli (2023) enfatizaram a avaliação da coerência textual em redações de alunos do ensino médio. Além disso, Oliveira e Módolo (2021) contribuíram com a perspectiva dos mecanismos gramaticais. Por fim, Prado e Morato (2016) analisaram o gênero textual/discursivo Redação do ENEM. Os resultados destacaram a complexidade do processo de escrita, evidenciando que o gênero estudado transcende a competência linguística, identificando lacunas educacionais que impactam tal habilidade. Nessa perspectiva, infere-se que as competências exigidas no exame do ENEM possuem um valor social inegável, uma vez que o conhecimento sócio-histórico do aluno influencia tanto a escrita quanto a elaboração argumentativa no gênero da Redação do ENEM.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no ENEM 2023: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2023.Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de conteudo/acervolinhaeditorial/publicacoesinstitucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/aredacaono-enem-2023-cartilha-doparticipante>. Acesso em: 7 abr. 2024.
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STRIQUER, M. DOS S. D. PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM
REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM.
Pensares em Revista, n. 13, 8 set. 2018.
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