COESÃO E COERÊNCIA EM FOCO: DESVENDANDO ASPECTOS DAPRODUÇÃO DE TEXTO NA REDAÇÃO DO ENEM

Autores

  • LETHYCIA ANDRADE FERREIRA DE SOUZA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • YASMIN MYRELLA COSTA DE ARAÚJO MANTA Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Coesão textual, coerência textual, produção textual

Resumo

A presente pesquisa analisou trabalhos científicos que abordam a produção de texto, coesão e coerência no gênero textual Redação do ENEM. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, embasada na linguística textual, que examinou os elementos das competências três e quatro nesse tipo de gênero, identificando diversos autores relevantes para o campo. Striquer (2018) concentrou-se nos aspectos da coerência, enquanto outros estudos de Silva e Paulinelli (2023) enfatizaram a avaliação da coerência textual em redações de alunos do ensino médio. Além disso, Oliveira e Módolo (2021) contribuíram com a perspectiva dos mecanismos gramaticais. Por fim, Prado e Morato (2016) analisaram o gênero textual/discursivo Redação do ENEM. Os resultados destacaram a complexidade do processo de escrita, evidenciando que o gênero estudado transcende a competência linguística, identificando lacunas educacionais que impactam tal habilidade. Nessa perspectiva, infere-se que as competências exigidas no exame do ENEM possuem um valor social inegável, uma vez que o conhecimento sócio-histórico do aluno influencia tanto a escrita quanto a elaboração argumentativa no gênero da Redação do ENEM.

Biografia do Autor

  • LETHYCIA ANDRADE FERREIRA DE SOUZA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.

  • YASMIN MYRELLA COSTA DE ARAÚJO MANTA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no ENEM 2023: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2023.Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de conteudo/acervolinhaeditorial/publicacoesinstitucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/aredacaono-enem-2023-cartilha-doparticipante>. Acesso em: 7 abr. 2024.

OLIVEIRA, A. V.; MÓDOLO, M. A redação do Enem: análise do tipo de coesão por mecanismos gramaticais entre orações, períodos e parágrafos nas dissertações dos alunos do último ano do Ensino Médio. Revista USP, n. 130, p. 165–181, 2021.

PRADO, D. DE F.; MORATO, R. A. A redação do ENEM como gênero textual/discursivo: uma breve reflexão. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, n. 29, p. 205–219, 2016.

SILVA, R. L. I. N. DA; PAULINELLI, M. DE P. T. Um olhar sobre a avaliação da coerência textual do gênero redação do ENEM. Revista Científica Sigma, v. 4, n. 4, p. 41–60, 26 dez. 2023.

STRIQUER, M. DOS S. D. PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA

EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM

REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM.

Pensares em Revista, n. 13, 8 set. 2018.

Publicado

2024-12-17

Como Citar

COESÃO E COERÊNCIA EM FOCO: DESVENDANDO ASPECTOS DAPRODUÇÃO DE TEXTO NA REDAÇÃO DO ENEM. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 74-78. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3065

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.