Xamanismo
O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é uma conjuntura que compõe todas as práticas ancestrais que mantêm relação com o sagrado, divindades, espíritos, e estados alterados de consciência. Há fenômenos xamânicos similares entre os esquimós, entre os índios da América do Norte, da América Central e da América do Sul; na Oceania, na Austrália, na Ásia… O Xamanismo, em sua origem, não pertence unicamente a um determinado povo ou cultura, pois é fruto de um fenômeno que ocorre no início do despertar da própria consciência humana, sendo, assim, uma herança de toda a humanidade.
Divide-se em duas escolas: o xamanismo tradicional, que segue as tradições nativas de cada localidade, e o neoxamanismo, que adapta a essência com práticas terapêuticas e de linhas diversas numa realidade urbana; cobrindo práticas de cura de ancestrais primitivos e de indígenas ao redor do mundo. Contudo há o conceito de Xamanismo Universal, que une o xamanismo tradicional e o neoxamanismo em um só movimento para uma consciência plural e dinâmica do sagrado. Existem traços do xamanismo em todas as religiões, por ser uma manifestação que floresceu no paleolítico e foi aperfeiçoada de acordo com a evolução da capacidade de transcender do ser humano. Portanto, torna-se muito desafiante a tarefa de separar o que é e o que não é xamanismo e como classificá-lo, pois suas práticas estão conectadas às demais religiosidades.
As práticas xamânicas têm crescido nas últimas décadas devido às carências contemporâneas da sociedade urbana. A falta de sentido de pertencimento, a ausência de ritos de passagens, o distanciamento da natureza e de si mesmo ocasionados pela pós-modernidade; pois os indivíduos passaram a dar mais atenção às inovações, aos inventos, ao tecnicismo e foram se distanciando de sua conexão com a Terra. Este mesmo humano que criou toda uma tecnologia para facilitar sua própria vida, hoje não tem tempo para si mesmo, para sua família. Diminuiu a saúde, a qualidade de vida. Muitos vivem atualmente com uma sensação de separação, de isolamento, um sentimento de ausência de sentido na vida. Foram estabelecidas formas totalmente anti naturais de viver. É nesse cenário que ressurge o xamanismo como forma de harmonizar as relações e os relacionamentos em todos os ambientes, com o divino, com a natureza, com o universo. Para isso sendo necessário harmonizar-se consigo mesmo.
Boa tarde, vcs tem algum grupo de estudo sobre o Xamanismo?
gostaria de saber onde posso participar de um grupo xamanico em recife
Também gostaria de saber onde posso participar de um grupo xamânico em Recife
Gostei do site vou compartilhar com outras pessoas
Boa tarde! Tem algum grupo de xamã em são Paulo ou estado Paraná
mto bom
Xamanismo práticas de integração com o mundo natureza pelos xamãs. Os quatro elementos da natureza impulsionaram o surgimento do xamanismo. O primeiro destes elementos foi o fogo, que pode ser descoberto pelos seres humanos das cavernas, passaram a fazer fogueiras nas portas das cavernas , e observar o céu estrelado e as mudanças do tempo, Dias e Noites. As reflexões mentais O QUE É ESTES FOCOS LUMINOSOS que só aparecem quando tudo escurece. O vento que balança as coisas e sobra nossos rostos. As plantas que nos dão alimentos A água que mate a secura da garganta e mata nossa sede. O som de tudo isto. O despertar pela reflexão e interação constante com esses elementos fez o page se tornar um xamã viajante da imaginação e do tempo. ANDRERO. Xamatom .com