XXIV Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica aborda a formação dos educadores

seminario-ppp

DSCN5933[1]

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do seu seu curso de Pedagogia, está inserida no debate de uma reflexão profunda sobre a atual formação de docentes. Entre os dias 6 e 9 de novembro, o curso de Pedagogia da Católica promove o XXIV Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, com o tema “Educação como prática da liberdade: desafios freireanos à formação de educadores”. Nesta quarta-feira (6), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), 1º andar do bloco B, a abertura oficial do evento contou com a palestra do presidente do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, Prof. Dr. Agostinho Rosas.

No ano em que se comemora 50 anos da primeira experiência de alfabetização de adultos no Brasil, realizado em 1963, com trabalhadores do campo, no Alto do Seridó, no Rio Grande do Norte, Professor Agostinho propõe discutir com estudantes e professores a formação do profissional em educação. “Nós estamos vivendo, em nível nacional, um momento de crise no contexto pedagógico. Nós precisamos repensar essa educação”, ressaltou.

RSCN5936[1]
Professor Agostinho Rosas
“Estamos convencidos que a perspectiva da educação emancipadora, sobre o olhar problematizador de Paulo Freire, ainda é uma atualidade necessária. Enquanto nós tivermos uma juventude em estado de opressão, com estados profundamente marcados por uma sociedade de desiguais, a educação libertadora é necessária como uma maneira precisa de ressignificação da formação docente”, frisou.

Nesta quinta-feira (7), a partir das 19 horas, no primeiro andar do bloco B, acontecem diversas oficinas pedagógicas, coordenadas pela professora Mariza Spósito. Para informações sobre o evento, acesse: http://www.unicap.br/home/19543/