Virada Pascal promove debate sobre a ressurreição de Cristo
|“Eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos (Ap 1, 17-18)”. A ressureição de Cristo foi o tema central da mesa-redonda “Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Não está aqui. Ressuscitou”, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, na noite de quarta-feira (27), no anfiteatro do Bloco B. Com a participação do diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Degislando Nóbrega; do coordenador do curso de Teologia, Cláudio Vianney; e do professor do Mestrado em Ciências da Religião Sérgio Douets, a mesa-redonda fez parte da programação da Virada Pascal.
- Foto: Paulo Maia
Dividida em três etapas, a mesa-redonda teve inicialmente a participação do professor Cláudio Vianney, que ficou a sua apresentação na ressureição a partir das escrituras sagradas. Em seguida, foi a vez do professor Degislando Nóbrega falar sobre a ressureição tomando como base as teorias teológicas. Finalizando, o professor Sérgio Douets, abordou a ressureição do ponto de vista eclesial.
Após as apresentações, foi aberto o debate com o público presente. Vários questionamentos foram feitos, incluindo a ausência na Bíblia do momento exato da ressurreição; as diferentes versões encontradas para o momento em que se descobre o túmulo vazio (MT 28, 1-8; MC 16, 1-8; LC 21, 1-8; JO 20, 1-10) e o sentido de ressurreição.