VIII Simpósio de Terapias Cognitivas apresentou na Unicap as mais recentes abordagens da área

img_1085

A Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco (ATCPE) realizou, de 6 a 8 de outubro, o VIII Simpósio da ATCPE, na Universidade Católica de Pernambuco. O evento, que nesta edição teve como tema “Práticas Cognitivo-Comportamentais e Neurociência: avanços na pesquisa e na clínica”, reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas da Psicologia e da Psiquiatria, locais, nacionais e internacionais.

Foram três dias com uma vasta programação que contemplou workshops, conferências, mesas-redondas, minicursos, palestras, apresentação de pôsteres, relatos de experiências e muitos contatos profissionais. Temas atuais como “O Modelo ACT Matrix para o trabalho com problemas interpessoais”, apresentado pelo pesquisador da Argentina, Prof. Dr. Fabián Olaz; “Terapia Comportamental Dialética para casos graves e complexos”, apresentado pelo pesquisador do Rio Grande do Sul, Prof. Dr. Wilson Melo (Brasil); “Técnicas terapêuticas na psiquiatria e participação da TCC”, apresentado pelo pesquisador de Pernambuco, Prof. Dr. Antonio Peregrino; “Contribuições da Abordagem Cognitivo-Comportamental ao Contexto Hospitalar: uma retrospectiva”, apresentado pelo pesquisador de São Paulo, Profº Dr. Ricardo Gorayeb; “Psicologia no Contexto Escolar: contribuições da abordagem cognitivo-comportamental”, apresentado pela pesquisadora do Rio Grande do Sul, Profa. Ma. Débora Fava; “Relação Terapêutica na TCC: empatia, resistência, transferência e contratransferência”, apresentado pela pesquisadora de Pernambuco, Profa. Dra. Reginete Cavalcanti, dentre muitos outros. Veja a galeria dos palestrantes:

O Espaço Receptivo da Católica, no primeiro andar do bloco G, foi transformado no Lounge do Seminário, onde os participantes conversavam, trocavam ideias, relaxavam, nos coffee breaks. Foi, também, o local das apresentações dos pôsteres. Acompanhe as fotos.

Sob a coordenação da presidente da ATCPE e professora da Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Católica, Suely Santana, o VIII Simpósio da ATCPE foi realizado por uma grande equipe de diretores da entidade e alunos monitores associados da instituição. O Simpósio teve as seguintes entidades parceiras: a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH) e a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Apoiaram o evento o Conselho Federal de Psicologia e a Universidade Católica de Pernambuco. O Simpósio contou, também, com o patrocínio da Bete Lanches, CNA Inglês Definitivo e CopyService Copiadora e Serviços.

Veja aqui a equipe organizadora do evento:

comissao-organizadora