Celebração Eucarística marca aniversário de 77 anos da Unicap e comemora 480 da aprovação da Companhia de Jesus

Gratidão, esse foi o sentimento que tomou conta da missa, celebrada na noite do último domingo (27) em comemoração aos 77 anos da Universidade Católica de Pernambuco. A missa foi presidida pelo superior dos Jesuítas em Pernambuco e na Paraíba, Padre Sergio José, e concelebrada pelos padres Kiko Secchim, Clovis Cabral, Marco Antônio, o Pró-reitor comunitário da Unicap, Padre Lúcio Flávio e o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens.

A celebração teve ainda outro motivo especial, a comemoração de 480 da aprovação da Companhia de Jesus. No dia 27 de setembro de 1540, o mesmo Papa Paulo III aprovou oficialmente a Ordem Companhia de Jesus com a bula Regimini militantis Ecclesiae.

Estiveram presentes na missa, a Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Valdenice Raimundo, o Pró-reitor administrativo, Marcio Waked e o Pró-reitor de graduação e extensão, Degislando Nóbrega. Por conta da pandemia do novo coronavírus, funcionários e professores só puderam acompanhar e participar da celebração através da transmissão no canal do youtube da Unicap.

Na Homilia o Padre Pedro destacou três pontos que considera importante em sua reflexão da palavra; a conduta responsável, a aposta comunitária e a primazia da ação.

“Nesse 27 de setembro, celebrando 480 da fundação dessa Ordem dos Jesuítas e ao mesmo tempo, 77 anos da nossa universidade, queremos reafirmar nossa conduta responsável nessa missão educativa, a natureza comunitária da universidade e as ações afirmativas orientadas por essa precedência dos mais vulneráveis e excluídos. Então, com esta ação de graças nós reassumimos a nossa responsabilidade, a resposta que nós queremos dar. Mas, é uma grande herança recebida daqueles que nos precederam”, disse o Padre Pedro,.

“A Unicap é uma história de superação e todos nós que trabalhamos hoje, estudamos, somos herdeiros e colaboradores desse património espiritual, acadêmico e social”, destacou Pedro Rubens em outra parte de sua homilia.

Além da missa, o aniversário da Universidade Católica de Pernambuco foi celebrado com uma apresentação do cantor e compositor Silvero Pessoa, que também ensina da universidade e o professor do curso de teologia da Católica, Luiz Moura.  Foram interpretadas as canções; Calix Bento de Moura Tavinho, Avé Maria Sertaneja de Luiz Gonzaga e Terra da Gente de Silvero Pessoa.