Vestibular 2019.2 movimenta o domingo na Unicap

O Vestibular 2019.2 movimentou o bloco G da Universidade Católica de Pernambuco. Desde as primeiras horas da manhã, era grande o fluxo de candidatos, pais, acompanhantes e professores na Rua Almeida Cunha. Os portões foram abertos às 7h da manhã. Os feras foram acolhidos por alunos voluntários de Medicina da Unicap com abraços, cartazes e frase de incentivo. Equipes da Universidade se movimentavam para recepcionar os candidatos, dando orientações e prestando atendimento.

Os candidatos participaram de dois processos seletivos distintos, sendo um para Medicina e outro para os demais 28 cursos oferecidos. De acordo com dados da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), foram 1.022 candidatos inscritos. Desse total, 550 para Medicina e 472 para as outras graduações. O índice de abstenção foi considerado normal pela Coave, girou na casa dos 10% para ambos os processos. Houve 47 faltas para Medicina e 55 para os outros cursos. Dezenove candidatos fizeram provas em regime especial devido à condições de saúde.

Por conta dos dois processos seletivos, a Coave aplicou temas diferentes de Redação. Para Medicina, a questão apresentou três manchetes jornalísticas sobre médicos presos com armas em três locais do Brasil. O enunciado trazia uma indagação sobre a relação de médicos e armas: “Melhor do que ninguém, o médico sabe o ‘estrago’ que armas provocam no corpo humano. Armas ferem, matam. No Juramento de Hipócrates, o futuro médico promete guardar respeito absoluto pela vida; assim, não é de estranhar essa ‘simpatia’ de médicos pelas armas?”, dizia a questão.

Para os outros cursos, o tema foi desigualdade social. Duas imagens contrastantes mostravam um banquete aristocrático e crianças desnutridas. Em uma das legendas, as palavras “Banquetes, Abundância e Desperdício”. Na outra, “Condições desumanas, Populações miseráveis e Crianças famintas” seguidas da pergunta: “Você acredita que a humanidade, um dia, ‘se humanizará’?” Nas duas Redações, o enunciado pedia a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo com no mínimo dez linhas. O candidato era convidado a expressar sua opinião.

Portas abertas – Enquanto os candidatos faziam as provas em quatro andares do bloco G, os acompanhantes foram acolhidos por professores e funcionários da Unicap que prepararam uma programação especial de acolhida e café da manhã na Biblioteca, a Jornada Portas Abertas. Além de um pocket show do MPB Unicap, houve momento oracional, e prestação de serviços como pilates, avaliação metabólica, exposição de Museu de Arqueologia, Jogos Lúdicos, roda de diálogo, exames de fonoaudiologia, drenagem facial e informações sobre bolsas, financiamentos e intercâmbio.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, deu palavras de boas-vindas enfatizando a identidade humanista da Unicap. “A gente aposta que o ser humano é essencialmente bom e por isso a humanidade tem jeito”. Ele também falou das superações da Universidade ao longo de mais de 75 anos de existência relacionando ao momento pelo qual os candidatos do Vestibular estavam passando nesse domingo. “Que os candidatos e candidatas possam fazer desse dia e desse momento uma experiência de vida. Independentemente do resultado, a experiência fica. A Unicap é a nossa cara. Todo mundo está aqui para mostrar a cara e dizer: nós queremos melhorar o mundo, a partir da nossa cidade, a partir da nossa Universidade”.

Os pró-reitores de Graduação e Extensão (Degislando Nóbrega), Pesquisa e Pós-graduação (Valdenice José Raimundo), Comunitário (Padre Lúcio Flávio) e Administrativo (Márcio Waked), além dos diretores de centros acadêmicos que formam a Unicap (Maria Luíza Ramos – Centro de Ciências Jurídicas, Danilo Vaz – Centro de Teologia e Ciências Humanas, Andrea Camara – Centro de Ciência e Tecnologia, Luiz Vital – Centro de Ciências Biológicas e Saúde – e Silas Pacheco – Centro de Ciências Sociais), o evento também contou com as presenças de coordenadores de cada um dos cursos oferecidos no Vestibular 2019.2.