Boletim Unicap

Valdice Dantas recebe título de Grande Benemérita da Unicap por seus 50 anos dedicados à Universidade

Valdice dantas 017Aplaudida de pé por todos os gestores, professores e funcionários que lotaram o auditório G2 na abertura da XXIV Semana de Estudos Docentes e IX Fórum de Funcionários, no dia 30 de janeiro, a chefe da Divisão de Pessoal da Universidade Católica de Pernambuco, Valdice Dantas, recebeu uma bela homenagem da Unicap pelos 50 anos de trabalho na Universidade.

Na ocasião, ela recebeu das mãos do Reitor, Padre Pedro Rubens,  o título, o diploma e a medalha de Grande Benemérita da Unicap. Estavam presentes à cerimônia o Provincial dos Jesuítas no Nordeste, Padre Miguel Martins, e os Pró-reitores Administrativo, Luciano Pinheiro; Acadêmica, Aline Grego; e Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne.

A saudação coube à funcionária da Dipes Silvia Souza, que em seu discurso historiou a vida profissional de Valdice nesse meio século de atuação na Católica, enfatizando a sua extrema dedicação a esta Universidade. (ver o discurso na íntegra abaixo). Ao final, Silvia entregou um buquê de flores a Valdice.

Em seu discurso de agradecimento, a homenageada fez questão de agradecer à Unicap e à Companhia de Jesus  pelo muito que recebeu das duas instituições. “De ambas recebi muito, e às duas dei o melhor de mim, no limite de minha capacidade”, enfatizou.

Ela ressaltou também a sua satisfação de trabalhar na Católica ao longo desses 50 anos. “Não senti o tempo passar, (mesmo o espelho dizendo  que ele passou), não me angustiei para me aposentar e não conto os dias para deixar de trabalhar.Ao longo desse tempo, tive oportunidade de conviver, de perto, com pessoas sábias, e algumas, que ousaria dizer, santas. É um privilégio para poucos..E eles me ensinaram a assumir o trabalho na Universidade como uma missão, mesmo sendo eu, leiga. Assim tentei fazer”, frisou.

Valdice concluiu a sua fala, pedindo “a Santo Inácio de Loyola e a Maria, mãe e mestra, estatutariamente  protetores da Unicap, que continuem velando por ela, e abençoando a cada um dos  senhores, em particular”.

Valdice dantas 009

Grande Benemérita da Universidade Católica de Pernambuco

O dia 07 de janeiro de 1964 foi uma terça-feira comum para a maioria das pessoas, no entanto, para certa menininha de tranças longas, é um marco. Naquele dia a jovem Valdice Dantas, nascida em Salvador, filha de D. Joaninha e do Senhor Sylvio Dantas, contando com apenas 14 anos, se tornou, oficialmente, funcionária da Universidade Católica de Pernambuco.

Como a própria Valdice costuma contar, entrou na Unicap pelas mãos de seu tio, Pe. Dantas, e, para usar uma expressão atual, foi ser “jovem aprendiz” do então Tesoureiro da Unicap, o Pe. Abranches.

Sobre estes tempos, Valdice falou em entrevista concedida ao Jornalista Daniel França para o Boletim da UNICAP :” Padre Abranches era o Tesoureiro Geral.  Quando eu entrei aqui, a diretoria da Universidade era composta pelo Reitor, Secretário Geral e Tesoureiro”.

A partir de uma relação de confiança mútua e grande afeto, a menina foi aprendendo os ofícios da Tesouraria. Com a morte do Pe. Torres e posteriormente a do Pe Abranches, Valdice é nomeada Tesoureira. De acordo com nossos registros, esta nomeação ocorreu em 26 de fevereiro de 1970. Em 02 de janeiro de 1975, foi nomeada Chefe da Divisão de Pessoal, função que continua exercendo.

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1977), com Especialização em Administração Universitária, cursada na Universidade Federal de Santa Catarina e com estágio em várias instituições da América do Norte (1984). Já em 1979, sua capacidade e competência saíram dos muros da Universidade, sendo convidada pelo CESESP – Centro de Seleção ao Ensino Superior de Pernambuco para trabalhar na correção das provas de redação do vestibular. Mais tarde (1986), parte para o Rio de Janeiro para contribuir com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RIO.

Durante estes mais de 50 anos, para além das atribuições próprias da Tesoureira ou da  Chefe da Divisão de Pessoal, foram e são inúmeros os serviços prestados a Universidade, entre estes, se destaca o exercício da Pró-reitoria Administrativa, durante algumas ausências do titular, a participação na Comissão de Reexame e Sugestão de Alterações do Regimento da Universidade , assim como a atuação em diversos Grupos de Trabalho, tais como :

  • GT para elaborar proposta de criação do setor de microfilmagem da Universidade,
  • GT para estudo e adequação a nova legislação de estágio
  • GT para Revisão do Plano de Carreira Docente da UNICAP
  • GT para estudos e elaboração do Plano de Cargos e Salários para o corpo administrativo

Neste momento, cabe a fala de uma das grandes amigas de Valdice, a professora Maria do Carmo Sousa Motta (Mana), citada aqui como representante de todas as pessoas amigas de Val. Em um e-mail, cumprimentando-a pelos 50 anos de Unicap, Mana expressa sentimentos que, certamente, são comuns aos que tem o privilégio de conhecer, de fato, quem é Valdice:

“Mesmo sendo sua amiga, talvez até considerada /suspeita/, tive vontade

de expressar algumas palavras desprovidas de qualquer intencionalidade.

Apenas como forma de reconhecimento de minha parte. Desde que lhe

conheci, observo uma dedicação ao trabalho e aos jesuítas que me chama

atenção. Constato que doa muito cuidado e amor às pessoas, além de sua

competência pautada por grande integridade ética e senso de

responsabilidade profissional e humana. O testemunho dado neste sentido

é como fossem pessoas de sua família”.

 Membros de sua família é assim que a Chefe da Divisão de Pessoal da Universidade Católica de Pernambuco vê as pessoas que fazem esta Casa. Como parentes seus, aos quais orienta, informa, acolhe, aconselha, puxa as orelhas e dá uns bons carões. A esta família dedica todo o seu esforço, seja no campo profissional ou pessoal.

Apaixonada por Santo Inácio e fiel aos seus ensinamentos, toma para se o cuidado e zelo para com os religiosos da Companhia.

A Universidade Católica de Pernambuco é uma extensão da casa de Valdice, ou seria a casa dela uma extensão da UNICAP? Tal o desvelo com que trata tudo o que diz respeito a esta Instituição.  Assim, tornou-se guardiã da história e defensora dos princípios que norteiam a UNICAP.

Neste dia, por deliberação do seu Conselho Universitário, para honrar esta trajetória de amor, a Universidade Católica de Pernambuco confere a Valdice Dantas o Título, O Diploma e a Medalha de Grande Benemérita.

Silvia Souza

Recife, 30 de janeiro de 2014

 

 

 

 

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário