Universidade Católica debate a possibilidade de participar do programa Escola Legal

Com contribuição de Isabella Andrade

Preocupada com a questão da violência dentro das escolas, a Universidade Católica de Pernambuco vai aderir ao plano do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Educação, chamado Escola Legal. Representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), Secretaria de Educação e da Unicap se reuniram, terça-feira (8), para confirmar o processo de parceria.

O Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, recebeu, em seu gabinete, a equipe, e afirmou que a violência é inerente ao ser humano “como um todo”, chamando a atenção para o crack, um problema para a sociedade. Padre Pedro, ainda, disse que ao usar drogas, a pessoa fica mais propensa a cometer crimes e ser mais violenta. Relacionando o livro sagrado para os cristãos, a Bíblia, com o problema da violência, o Reitor declarou: “Do primeiro ao último capítulo, a violência é tratada como um problema. Ele é antigo e presente em todos os tecidos sociais, religiões e culturas”.

A reunião contou, também, com a presença do juiz de direito da Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente, Paulo Roberto de Souza Brandão. Ele afirmou que o problema já está muito avançado e que precisa, junto aos estudantes, criar uma rede de fiscalização para contribuir com a diminuição do avanço da violência em Pernambuco. “Confio muito na Unicap. Temos 50 alunos nessa rede e abrimos mais 20 vagas. Até agora, já se inscreveram cerca de mil pessoas.” E concluiu: “Ou a gente sai do Judiciário, ou a gente não sai do problema”. O secretário estadual de Educação, Nilton Mota, argumentou que a dinâmica de pesquisa de extensão e o projeto Escola Legal devem avançar paralelamente. “Nós acreditamos que é um projeto com uma grandiosidade enorme”, disse Nilton.

Para o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, uma nova reunião deverá ser marcada para assinatura do convênio com os órgãos responsáveis pelo programa. Abrindo espaços para pesquisas de extensão sobre a problemática da violência e criação de câmeras de conciliação. “Como o Escola Legal já tem o organograma todo pronto e definido, esperamos que a Católica se posicione e assine o convênio”.

Conheça o projeto Escola Legal:

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco vem desenvolvendo um conjunto de ações, buscando impedir uma política educacional que tem como eixo norteador a educação para cidadania. Nessa direção, destaca-se a criação e a implementação do PROJETO ESCOLA LEGAL – CONSTRUINDO CIDADANIAS, TECENDO SOLIDARIEDADES, fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e órgãos públicos de proteção e defesa dos direitos dos cidadãos.

O projeto tem como principais objetivos contribuir para a formulação, implementação e avaliação de políticas de prevenção e de enfrentamento da violência e do uso de drogas no ambiente escolar. Realizar diagnósticos atualizados dos tipos de incidentes violentos ocorridos nas escolas. Identificas as escolas com maior vulnerabilidade à violência – a partir dos diagnósticos realizados. Identificar fatores de risco associados à ocorrência de violências nas escolas. Especificar mecanismos de prevenção e de combate à violência e do uso de drogas nas escolas. Capacitar educadores e representantes de canais institucionalizados de democratização das escolas para a prevenção e o enfrentamento da violência e do uso de drogas no ambiente escolar.