Unicap vence também no masculino da Copa Arrecifes de Vôlei

DSCN5645Logo após as meninas, foi a vez dos meninos conquistarem o título da 4ª Copa Arrecifes/Católica de Vôlei. O adversário foi novamente a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na primeira fase, vitória fácil da Católica. Ontem, no ginásio da Unicap, a história foi outra.

A Católica começou o jogo de maneira diferente das outras partidas: vencendo bem. Abriu 4×0 em ataques rápidos e precisos. Inexplicavelmente, os donos da casa sofreram um apagão, conquistando apenas um ponto dos próximos seis disputados. Os pontas Jorge e Artur, que vinham fazendo um campeonato brilhante, erraram todas as tentativas no início da partida. O técnico Roberto Brasileiro teve que pedir tempo técnico, quando o placar apontava 10×8 para os visitantes.

Ponta Richardson com a taça de campeão

Logo após o tempo, a Unicap botou o nervosismo de lado e, com a ajuda dos bloqueios, virou o jogo para 14×12. O jogo ganhava em emoção. Com trocas intensas de bola e muitos rallys, a Católica começava a dominar as ações da partida, fazendo a UFPE pedir tempo no 19×16. Jorge, que começou mal, começou a chamar a responsabilidade nas viradas. Administrando, os donos da casa fecharam o primeiro set em 25×21.

O equilíbrio foi a tônica de todo o jogo. O segundo set começou com os pontas das duas equipes virando as bolas com muito ímpeto. Um 5×5 com dois responsáveis. De um lado estava Jorge, botando três bolas seguidas no chão. Do outro, o baixinho João jogando como um gigante. No 13×10, a Federal pediu tempo. Não queria descolar.  As bolas não queriam cair, e os motivos das duas equipes disputarem essa final ficaram bem claros: dois times muito técnicos e aguerridos.

Foi aí que os dois momentos cruciais da partida aconteceram. Primeiro, a UFPE mostrou um nervosismo que, até o momento, não tinha aparecido. Quando o placar já apontava 21×16, eles pediram o último tempo. Parecia que tudo caminharia para uma vitória folgada da Unicap. Mas a pressão mudou de lado. Brasileiro teve que parar o jogo duas vezes, porque a Católica simplesmente não conseguia mais pontuar. O jogo ficava tudo igual no 24×24. A torcida até tentou jogar uma pressão, mas a noite era mesmo dos universitários. 26×24 e Católica campeã.