Boletim Unicap

Ética na Era Digital é tema da palestra de abertura do III Fórum Nacional de Comunicação e Marketing da Anec

forum-anec

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) promove, de 11 a 13 de maio, o III Fórum Nacional de Comunicação e Marketing, com o tema “Ética na Era Digital”, na Faculdade e Colégio Damas, no bairro das Graças.

forum-anec-1A mesa de abertura foi composta pela Irmã Mírian Vieira, diretora da Faculdade Damas; Irmã Eulália Lima, 2ª vice-presidente da Anec; Padre Roberto Rosalino, 1º tesoureiro da Anec; Irmã Alcilene Fernandes, diretora do Colégio Damas, e Irmã Maria das Graças Soares, diretora da Fafire e da Anec. O público, que lotou o Auditório, era formado por associados e não-associados da Anec de todo o Brasil.

Marta-Gabriel

Após a solenidade de abertura do Fórum, foi convidada a palestrante Martha Gabriel para falar sobre “Ética na Comunicação”.  Martha Carrer Cruz Gabriel é escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação. Autora de cinco livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“, foi finalista do Prêmio Jabuti 2014, com “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”. CEO da Martha Gabriel Consulting & Education, é também professora de MBA e pós graduações em instituições como Digicorp/USP, BSP, HSM, Alfa/FADISP, FIA/USP, entre outras. Palestrante keynote internacional com mais de 50 palestras apresentadas no exterior entre Estados Unidos, Europa e Ásia, e quatro TEDx. Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Reviewer da LEA – Leonardo Electronic Almanac, MIT. Engenheira (Unicamp), pós graduada em marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes (ECA/USP) com Educação Executiva em Inovação pelo MIT Sloan. Autora de diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior. Premiada como estudante, profissional, palestrante, artista, professora e pesquisadora.

Em uma palestra dinâmica e cheia de exemplos, Martha Gabriel abordou, dentre outros assuntos, sobre questões éticas na Era Digital, como:

  • Velocidade / Aceleração – necessidade de pensar mais rápido e se conectar com pessoas para ter sucesso, ao mesmo tempo que estimula agir por impulso;
  • Sobrecarga informacional / Economia da atenção – tendencia a impactar negativamente o pensamento crítico, que é cada vez mais necessário;
  • Aumento da população e sua concentração no mundo – ética é essencial para a sustentabilidade. Tentação por atalhos anti-éticos para se ter sucesso;
  • Aumento da conexão e acesso à comunicação – necessidade de mais pensamento ético, mas facilita agir por impulso;
  • Efeito Silo / número de Dumbar – bolha, isolamento, intolerância, polarizações;
  • Explosão dedos e privacidade – pessoas cada vez mais expostas, maior necessidade ética para lidar com isso;
  • Big data e IoT – não se tem futuro sem ética, questão cada vez mais importante.

Martha perguntou “quem é você?” e ela mesma respondeu: “você = biológico + digital”. Emendou dizendo que a internet não tem botão de “undo” (desfazer) ou “delete”, explicando que as pessoas publicam coisas nas redes sociais sem pensar e muitas vezes cometem erros, erros que custam caro porque: “as pessoas esquecem, a internet não”. Para ilustrar, ela comentou, dentre outros, o caso de uma executiva de comunicação que, em viagem para a África, em dezembro de 2013, fez um post preconceituoso no Twitter, resultando em sua demissão.

Para saber mais sobre o exemplo citado acesse a reportagem da revista Exame, no link a seguir: Comentário racista no Twitter custa emprego de executiva.

A palestrante ressaltou os cuidados essenciais que as pessoas precisam ter com a internet. “Redes sociais são espaços públicos, não privados. Não fale ou faça, nas redes sociais, o que você não falaria ou faria na rua”, destacou Martha.

Encerrando a palestra, Martha Gabriel, disse: “Se você não se questiona sobre o certo e o errado antes de falar ou agir, você não está sendo guiado pela ética.”

print

Compartilhe:

Deixe um comentário