Unicap recebe lançamento de livro sobre medicina preventiva

Fotos: João Victor Paiva

A Universidade Católica de Pernambuco foi o cenário do lançamento do livro Relação médico-paciente: diálogo como ferramenta, escrito pelos médicos Gustavo Fernandes Godoy Almeida e Gustavo dos Santos Fernandes. O encontro ocorreu no auditório G1 e contou com a presença de estudantes e profissionais da área, além de familiares do autor Gustavo Almeida.

“Quando eu falo ‘diálogo’, é um movimento de ida e vinda, em que o médico tem que informar muitas coisas para o paciente e o paciente tem que informar muitas coisas para o médico, inclusive sua opinião com relação ao tratamento dele próprio”, explica Dr. Gustavo. O co-autor do livro, Dr. Gustavo dos Santos Fernandes, não pôde comparecer ao evento por estar viajando.

O livro aborda como essa ferramenta – o diálogo – auxilia, tanto na questão do cuidado paliativo, quanto na construção da anamnese – primeira entrevista do médico com seu paciente, que marca o ponto inicial para o diagnóstico de uma doença. “Eu imagino que a obra vai ser bem recebida pelos estudantes, médicos em começo de carreira e para os professores também, já que essa construção da anamnese é algo que o estudante de Medicina aqui da Católica, por exemplo, faz ao longo de todo o curso. ”

O lançamento atraiu a atenção de estudantes como Mariana Santos, que acredita que o mercado está necessitado de médicos mais humanizados. “É necessário ter tato para saber como você deve se comunicar em situações mais delicadas. Hoje em dia eu acho que as pessoas visam tanto o lucro, o mercado, e não se preocupam com a parte humana.”