Unicap recebe jovem francês que prestará serviços de voluntariado social

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na semana passada, um jovem francês que irá ficar por três meses realizando um projeto junto à Unicap. Alexis Juin tem 19 anos e veio ao Brasil, mais especificamente ao Recife, para prestar serviço de voluntariado junto à Unicap.

Tudo partiu do sonho de desenvolver algum projeto social para ajudar pessoas carentes. Depois de apresentar a proposta a um jesuíta do Institut Catholique de Arts et Metiers, onde estuda para ser engenheiro, a Unicap se dispôs a recebê-lo. “Os franceses, de um modo geral, são muito fechados, não se preocupam com o outro. A partir do momento que comecei a conviver com pessoas da Holanda, onde meus pais moram, minha visão mudou. Gosto de levar alegria para as pessoas. Sempre tive vontade de ajudar os mais necessitados e estou muito contente de estar aqui.”

Apesar de ser a primeira vez que veio a um país da América Latina, Alexis está animado para iniciar seus trabalhos voluntários, que provavelmente, serão realizados com alunos do Liceu ou do Criança Esperança. Um dos planos do jovem é de possibilitar esse trabalho através do esporte – que tanto gosta de praticar.

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, foi ao aeroporto recepcionar Alexis e falou da importância de receber alguém de fora. “Se nós aceitamos um estrangeiro como voluntário, facilita para que estudantes nossos também se interessem em propor projetos para outros países. O Alexis está vindo para uma espécie de intercâmbio social. No mundo globalizado em que vivemos, é importante facilitar essa troca. É uma nova forma de intercâmbio”, afirmou Padre Pedro.

Alexis vai permanecer no Recife por cerca de três meses e está hospedado na residência dos jesuítas na Unicap. “Ele é um estudante que não teria recursos para se manter por três meses aqui no Recife. Estamos concedendo o espaço para que ele possa realizar o seu sonho de ajudar os menos favorecidos. É interessante alguém, que apesar de jovem, tem um sonho como esse”, conclui o Reitor.