III Simpósio de Teologia e Ciências da Religião começa no dia 8

O III Simpósio de Teologia e Ciências da Religião será realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro. Nos horários da manhã, o evento vai acontecer no auditório G1, e, à tarde, nas salas do 2º andar do bloco G, no auditório do 1º andar do bloco B e no 3º andar do bloco G4. As  inscrições podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/simposio_teologia/  ou presencialmente, na secretaria do CTCH, no 1º andar do bloco B.

Para os estudante de pós-graduação que queiram apresentar comunicação, o evento custa R$ 35,00; para professor e pesquisador, com apresentação de comunicação, R$ 50,00; e para os participantes ouvintes, R$ 30,00.

O Simpósio é voltado para professores e estudantes, cientistas e pesquisadores do fenômeno religioso, teólogos e professores de teologia e cultura religiosa, religiosos e agentes de pastoral e pessoas interessadas na convivência dialogal das tradições religiosas para uma maior humanização das nossas culturas. As conferências e mesas-redondas serão realizadas por doutores e as comunicações por pós-graduandos da área de teologia e ciências da religião.

O evento tem como objetivo retomar o clima de debates iniciado com o I Simpósio, em 2001, que, com o tema “A odisséia continua…”, procurou refletir sobre os grandes desafios provocados pelo desenvolvimento das ciências e do fenômeno da globalização para a teologia e a pesquisa religiosa; e que foi desdobrado no II Simpósio, em 2007, que teve como tema o desafio da pluralidade cultural e pluralismo religioso, convocando para a reflexão sobre “As muitas faces de Deus…”.

O Simpósio pretende, ainda, reunir teólogos e cientistas da religião que trabalham a problemática do diálogo entre culturas e religiões, para discutir o conceito de religiosidade popular e suas expressões culturais, dentro da complexidade do mundo globalizado; para refletir sobre processos hermenêuticos e religiões populares; bem como para um balanço epistemológico das teologias das religiões e teorias sobre o diálogo inter-religioso.

Os organizadores querem também que o evento colabore, a partir da perspectiva latino-americana, para a reflexão mundial sobre o tema da pluralidade religiosa e diálogo; aprofundando a pesquisa realizada na Unicap e promovendo o intercâmbio e solidariedade entre os Programas de Pós-graduação e Grupos de Trabalho relacionados à temática e vinculados a Soter e a ANPTECRE. Confira a programação:

Conferências pela manhã (9 às 12h / auditório G1):

Dia 8: Alternativas populares para o diálogo entre religiões, por Lieve Troch (KUN – Holanda); e Lauri Wirth (UMESP) como debatedor.

Dia 9: Hermenêuticas populares e religiões, mesa-redonda com:  Júlio Adam, da EST; Haroldo Reimer, da PUCG e João Luiz Correia Jr, da UNICAP (ligados ao Procad, Fundamentos Teóricos e Processos Hermenêuticas na Interpretação e Recepção de Textos Sagrados).

Dia 10: Religiosidades populares: interpretações, mesa-redonda com: Jung Mo Sung, da UMESP; Neide Miele, da UFPB e Zuleica Dantas, da UNICAP (ligados ao Procad, Religiosidade Popular e Poder no Nordeste Oriental do Brasil).

Sessões de Trabalho à tarde:

14 às 16h:

Dia 8: Reuniões dos PROCADs, para avaliação das pesquisas (2º andar do bloco G);

Dia 9: Encontro do Conselho Diretor da Anptecre com Programas e Grupos de Teologia e Ciências da Religião do Nordeste (2º andar do bloco G);

Dias 8 a 10:

Cursos:

As figuras de Pedro e Paulo nos Atos, com Luísa Maria Almendra, da UCP-Portugal (auditório G1);

Imaginação utópica e discernimento das religiões, com Jung Mo Sung, da UMESP (anfiteatro do Mestrado, 3º andar do bloco G4, obs.: inscrições limitadas na secretaria do evento);

16h30 às 18h:

Grupos de Trabalho:

Dias 8 a 10, grupos temáticos formados através do site na Internet, articulando comunicações dos participantes e debates com o público, em nove GTs simultâneos (2º andar do bloco G).

Mesas de Debate:

Dia 8: sobre “Cristianismo e Espaço Público” (com José Rodorval Ramalho, Péricles Andrade e Jônatas Meneses, da UFS, 2º andar do bloco G) e sobre “Bíblia e Arte” (com Cláudio Malzoni, da UNICAP, auditório do CTCH, 1º andar do bloco B);

Dia 9: sobre “Culto Cristão e Cultura Popular” (com Júlio Adam, da EST, 2º andar do bloco G) ;

Dia 10: sobre ”Reações Religiosas em Tempos de Modernidade: o Quilombo de Catulé e o Terreiro de Xambá” (com Leonildo Campos, UMESP, e Zuleica Dantas, UNICAP, 2º andar do bloco G) e sobre “Provérbios na Bíblia e no Sertão” (com Valmor da Silva, da PUCG, auditório G1).

18 às 19h:

Dia 9: Ritmo de Poesia, com Haidée Camelo e convidados (hall do bloco G);

Dia 10: Lançamento de Revistas e Livros (Livraria SBS, hall do bloco A).

Atividades Culturais à noite (19 às 21h / auditório G1):

Dia 8: “A Palavra como Inspiração da Arte”, encontro de religiosos e artistas, com Hugo Ara (padre e comunicador – Bolívia) e convidados pernambucanos: Raimundo Carrero (escritor), Geninha Rosa Borges (atriz), Tereza Costa Rego (pintora) e Silvério Pessoa (cantor);

Dia 9: “A Palavra como Fonte de Inspiração”, conferência com Luísa Maria Almendra (UCP-Portugal)

Dia 10: “O Sagrado e a Beleza”, conferência com Cláudio Pastro (artista e liturgista – São Paulo).

Mais informações sobre o Simpósio no telefone: +55 (81) 2119-4022 ou pelo e-mail: gilbraz@unicap.br