Unicap realiza mutirão de serviços na Semana da África

Fotos: Ana Medeiros e Marcos Lacerda

Na manhã da última quarta-feira (23), durante a Semana da África, foi realizado no hall do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco um mutirão de serviços com profissionais do Imip, Fundação Altino Ventura, Centro de Referência em Direitos Humanos-Margarida Alves, Sebrae, Expresso Recife, Agência do Trabalho Recife, Secretaria Municipal de Saúde e a Defensoria pública da União.

Durante a Semana da África, foram realizadas diversas atividades no Campus da Unicap em parceria com a Associação Senegalesa de Pernambuco, o Escritório de Apoio à Cidadania Africana de Pernambuco, Defensoria Pública da União e o Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial.

Alguns profissionais e estudantes da área da saúde puderam informar e alertar o público a respeito do aleitamento materno, educação sexual e o uso de medicamentos. Além da presença de profissionais do âmbito jurídico para tratar sobre a regularização dos africanos, documentação, dentre outros assuntos.

A enfermeira do banco de leite do Imip, Sandra Cavalcanti, ressalta a importância da doação de leite materno para salvar vidas de bebês que estão na UTI, com destaque para a Semana Mundial da Doação de Leite Humano. “Nós viemos para essa ação da Semana da África para divulgar a importância do aleitamento materno. A gente vai mostrar para estudantes, professores e funcionários, a importância do leite humano e da doação de frascos”, afirma. Ainda segundo Sandra, a mulher que possui um excedente de leite pode doar para o banco de leite do Imip e ajudar a salvar vidas de bebês. Já quem não tem leite pode contribuir da mesma forma com doações de frascos. “Pode doar frascos de cafés solúveis com tampa rosqueável, porque precisamos para colocar o leite”, acrescenta.

Para Mayara Santiago, técnica de enfermagem, a Semana da África permitiu que houvesse uma ação sobre o uso de medicamentos, que é extremamente importante para promover mais saúde à população. “Essa ação é para promover mais saúde à população, para que os pacientes evitem o uso de medicamentos que não estejam relacionados a eles”, alerta. O público foi questionado a respeito do profissional farmacêutico e o quanto sabem sobre ele. “Procuramos abordar as pessoas aqui na Universidade  para saber se elas têm conhecimento sobre o farmacêutico, se sabem qual é o papel do farmacêutico na farmácia e se tiram dúvidas para saber qual o medicamento está comprando”, esclarece Mayara Santiago.

Houve também um espaço para orientação e esclarecimento de dúvidas a respeito da educação sexual. “Estão sendo realizadas atividades educativas sexuais. As pessoas que vierem até aqui e quiserem tirar algumas dúvidas sobre relações sexuais, o uso da camisinha e os cuidados, serão bem-vindos”, afirma Camila Mendes da Silva, enfermeira  e residente em saúde coletiva pela UPE.

Na área jurídica, o público teve a oportunidade de receber orientações quanto à regularização de documentos. “A área jurídica no evento vai estar atuando na orientação para  o público-alvo da população africana, passando principalmente pela questão migratória e regularização dos estrangeiros que estão aqui”, afirma Tarcila Maia Lopes, defensora pública federal e defensora pública chefe da Defensoria Pública da União do Recife.

Já Girlana Diniz, gerente de Igualdade Racial do Recife,  aponta que a Semana da África surge com a ideia de desconstruir a visão que temos da África, além de garantir acesso a algumas políticas públicas para o povo africano. “A gente tem acesso a defensoria pública, saúde, documentação. Então, esperamos garantir algumas políticas públicas nesse momento. Além disso, a gente pretende que não seja só a data, mais que essa política pública voltada para o imigrante e o povo africano seja de fato consolidada em Pernambuco”, afirma.

Confira algumas fotos do mutirão de serviços: