Unicap realiza encontro sobre Educação Jurídica

O  primeiro encontro sobre educação jurídica organizado pelo professor de Direito Constitucional, Glauco Salomão, e pela professora de Direito Penal, Vanessa Pedroso,  promovido pela Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Associação Brasileira do Ensino de Direito (Abedi), foi realizado na manhã desta terça-feira (3), no auditório da Astepi. O evento ocorrerá até amanhã, 4 de maio, pela manhã das 9h às 11h30 e, à noite, das 19h até 21h30.

O evento teve a participação do Reitor, Padre Pedro Rubens; do Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap, professor Jayme Benvenuto; da coordenadora do curso de Direito da Católica, professora Catarina Oliveira; além do presidente da Abedi, Evandro Menezes, e representantes de órgãos de fiscalização dos cursos jurídicos junto ao Ministério da Educação.

O objetivo do encontro é discutir propostas e alternativas de aprimoramento do ensino jurídico com questionamentos sobre : De que  professor de Direito precisa? ” Essa Universidade é uma instituição que tem uma visão de mundo e visa uma excelência humana. Temos que ser mais humanos, espero que possamos participar e termos ideias diferentes do mundo Ocidental” , enfatizou o Reitor, Padre Pedro Rubens, falando sobre a valorização da carreira docente e do conhecimento jurídico interdisciplinar. Para o Presidente da Abedi, Evandro Menezes, ” o professor precisa reconquistar sua autoridade, esse professor que não tem um compromisso com o poder, ele tem compromisso com o direito e é desse professor que estamos precisando.  A participação do aluno  é fundamental para construir uma visão com boas ideias e ter uma visão diferenciada”.

O diretor do CCJ, Jayme Benvenuto, ressaltou que a Católica “tem nos dado um espaço que temos que agradecer. Discutir a figura do professor é discutir  o poder das instituições e dos alunos. Sair da visão de aumentar o lucro e se preocupar com o Brasil que deve ter qualidade”. Já a coordenadora do curso de Direito, Catarina Oliveira, destacou que  “o professor deve ser um pesquisador e precisa dessa profissionalização, que a Católica tem oferecido”.