Boletim Unicap

Unicap promove XIII Fórum de Debates da Adolescência

O curso de Psicologia da Católica promoveu na manhã desta terça-feira (5) o XIII Fórum de Debates da Adolescência, que trouxe como tema “O adolescente, a liberdade assistida e a assistência como prevenção: Uma visão psicanalítica e social”. O evento, que faz parte da 8 Semana de Integração e é coordenado pela professora Mariel Rocha,  teve como conferencista a psicanalista Maria de Fátima Belo, que atua no Centro de Estudos Freudianos do Recife – CEF.

Para fazer do contexto discutido algo mais prático e de melhor entendimento, a psicanalista trouxe à tona o terceiro ensaio de Freud, “As transformações da puberdade”, onde foram retomados os conceitos e as inovações do ensaio sobre a sexualidade infantil. Neste ensaio, o pai da psicanálise permite a universalidade da sexualidade infantil, a consideração das constituições psíquicas, dos modos e processos de subjetivação.

Maria de Fátima utilizou também de bibliografias mais atuais para expor sobre a adolescência na contemporaneidade, entre elas, foi citado o livro “Um mundo sem limite: ensaio para uma clínica psicanalítica do social”, do psicanalista francês Jean-Pierre Lebrun. Neste editorial, as intervenções paternas serão identificadas como total responsáveis nos primeiros momentos da criança até a sua adolescência.

Ao final da conferência, aconteceu a apresentação do grupo Arte Afro Menina-Mulher (Casa Menina-Mulher). O Fórum, que começou desde 1995 em uma sala de aula, hoje é sucesso entre os profissionais e alunos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Direito. Este ano, serão discutidos temas como Gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e bullying.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário