Unicap promove segundo dia de debate com candidatos ao Governo do Estado

pmaia (6)Foi realizado na noite desta quarta-feira (10), no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, o segundo debate entre os candidatos ao Governo de Pernambuco, com a participação de Zé Gomes (PSol), Pantaleão (PCO) e Paulo Rubens (PDT), candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Armando Monteiro (PTB). Na ocasião, eles expuseram e discutiram as propostas de governo. O debate foi aberto ao público e mediado pelo chefe de gabinete da Reitoria da Católica, Rodrigo Pellegrino, e pela presidente do Diretório Acadêmico do curso de Jornalismo, Tatiana Ferreira.

pmaia (9)O debate teve início com o discurso de saudação do Reitor, Padre Pedro Rubens, que deu as boas-vindas aos candidatos, lembrando a importância da realização de um debate cara a cara com o público, em que se pode ouvir e questionar as políticas públicas. Em seguida, o estudante Luciano de Farias, representando a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), fez um breve discurso no qual cobrou dos atuais candidatos uma política pública de ensino que exerça um papel mais inclusivo para o estudante e um maior diálogo com os movimentos estudantis, uma maior participação do estado nas universidades públicas e privadas, além da implementação do passe livre não restritivo no estado de Pernambuco. Logo após foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pela Unicap com os alunos, professores e funcionários da instituição, que apontava a educação como a maior prioridade  no próximo governo (50%), seguido de saúde, mobilidade/transporte e segurança.

pmaia (22)Seguindo as mesmas regras do debate do dia 9 (quarta-feira), cada um teve direito a 10 minutos iniciais para apresentar suas propostas de governo, em seguida os mediadores  tiveram direito a uma pergunta cada antes de lerem as  perguntas elaboradas pelo auditório. Para cada candidato, eram realizadas duas perguntas de cada vez, e o mesmo teve 5 minutos para respondê-las.

O primeiro a discursar foi o candidato do Partido da Causa Operário (PCO), Pantaleão, que apresentou os principais temas do seu plano de governo, como a implementação do passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados, o apoio à classe trabalhadora e sem-terra, a legalização das drogas e o fim da PM. Em seguida, foi a vez do candidato a vice-governador, Paulo Rubens, que abordou as disparidades da saúde, economia, distribuição de renda, segurança pública, agricultura e das atuais taxas de desenvolvimento humano, apresentando propostas de reestruturação do estado de Pernambuco.

Por fim, o candidato Zé Gomes, do PSol, que iniciou sua fala lembrando sua trajetória de militância e deu os parabéns aos integrantes do DCE da Unicap, pelas participações nos movimentos sociais; em seguida fez críticas ao atual governo e ao sistema econômico vigente no estado, além da priorização dos interesses do capital financeiro, a exclusão da população civil do processo democrático, a marginalização dos movimentos sociais e trabalhistas e exigiu uma maior participação da comunidade no processo político, afirmando: “Precisamos de um novo modelo de desenvolvimento econômico e social”.

Em seguida, os mediadores Rodrigo Pellegrino e Tatiana Ferreira iniciaram as perguntas aos candidatos, que giraram, em sua maioria, em torno de temas como: corrupção, mobilidade urbana, educação, implementação do passe livre, dissolução da PM, práticas e coligações políticas, e o posicionamento dos candidatos e suas coligações políticas quanto a legalizações das drogas,os direitos LGBT e a marginalização dos movimentos sociais.