Boletim Unicap

Católica sedia encontro para criação da Rede das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste

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IMG_5586A Universidade Católica de Pernambuco sediou, nesta sexta-feira (2), o Fórum das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste, que teve como principal objetivo viabilizar a formação de uma rede que reúna e fortaleça essas IES. O evento contou com as presenças do secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação, Maurício Costa Romão, da diretora de Políticas Regulatórias da Seres, Simone Horta Andrade, e da economista Tânia Bacelar.

IMG_5352O Reitor da Unicap e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Padre Pedro Rubens, ressaltou que a criação da Rede das Comunitárias do Nordeste vai permitir uma melhor articulação dessas instituições a partir da Lei das Comunitárias e dar maior capilaridade à Abruc na Região. Participaram do encontro reitores e gestores de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste, Sul e Sudeste.

IMG_5383O professor Martinho Kelm, presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Comung, e membro da diretoria da Abruc, falou, com o Boletim Unicap, sobre o Fies. “Com relação ao Fies, nosso sentimento é de grande preocupação. Nós apostamos nesse programa, em termos de apoio ao Governo Federal. Eu acho que é um excelente programa em termos de ampliação das possibilidades. Há um conjunto bastante vasto de alunos que não teriam condições, nós organizamos estruturas para que possamos atender e nós estamos agora com atraso muito significativo, que começa a comprometer todo o planejamento do ano de 2016. A nossa expectativa é que isso possa ser rapidamente equacionado, nós estamos já no mês de setembro sem nem terem sido abertos os aditamentos para o segundo semestre. Então, o que temos sim é um sentimento de grande preocupação em termos de repercussões que podem gerar, não somente para o semestre em curso, mas também em termos de confiança no programa para o semestre seguinte. Ou seja, até que ponto as universidades manterão esse grau de comprometimento e de confiança num programa que nós não temos um mínimo de segurança com relação ao fluxo do recurso.”

IMG_5426O Reitor da Universidade do Vale do Itajaí, Univali, Mário César dos Santos, questionado sobre como as regionais estão se articulando para minimizar esses problemas junto ao Fies, respondeu: “O Sistema Acafe, Associação Catarinense das Fundações Educacionais, com suas 16 fundações educacionais em Santa Catarina, tem feito reivindicações constantes, tentando unificar uma série de procedimentos, especialmente, na redução de custos. Com isso, temos feito vários esforços conjuntos, até para que nós possamos nos solidificar como estrutura associativa e, com isso, pelo menos tentar enfrentar grandes concorrentes da iniciativa privada.”

Após o almoço de confraternização com os participantes do encontro, os representantes do MEC, Maurício Romão e Simone Horta, abordaram questões sobre o ensino superior no Brasil. Como sua dimensão, com 2.500 instituições, quase oito milhões de alunos, o que equivale, segundo Romão, a um volume maior que a população de 147 países, “assumindo dimensões desproporcionais”, revela Maurício.

IMG_5681Em entrevista ao Boletim Unicap, o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação, Maurício Costa Romão, conversou sobre as Comunitárias. “As Comunitárias têm uma prevalência no Brasil, elas têm um protagonismo muito forte, porque são instituições de alta qualidade, que ofertam ensino a altura do que nós desejamos. E elas têm, naturalmente, que ter, a meu ver, alguns benefícios regulatórios que possam auxiliar no mister delas, que é oferecer ensino de qualidade. Então, estamos buscando descobrir esses benefícios para poder fazer uma regulamentação e uma supervisão com esse caráter mais de benefícios para essas instituições. Elas são sem fins lucrativos, têm aderência na comunidade, têm muita participação com os destinos locais e tudo isso tem que ser enaltecido, do ponto de vista da política educacional no país.”

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