Unicap promove palestra sobre a “reconstrução do católico na internet”

Por Pedro Henrique – especial para o Boletim Unicap

Os alunos do Programa de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde desta sexta-feira (31), a visita do professor Moisés Sbardelotto. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Moises é Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos), que faz parte da Companhia de Jesus no Brasil.

Moisés apresentou ao público a sua tese de doutorado intitulada E o verbo se fez rede. A sua pesquisa teve o objetivo de analisar como o cristianismo católico está se redesenhando na internet, com a chegada das novas tecnologias. Moises fez um panorama histórico das primeiras experiências na web realizadas pelo Vaticano, como a primeira publicação do pontífice no Twitter, realizada no dia 28 de junho de 2011, com o objetivo de anunciar a criação do site oficial de notícias eclesiásticas, o News.va.

Questionado se a aproximação da Igreja Católica na internet seria uma tentativa de captar novos fiéis, Moisés foi enfático: “acredito que com o advento da globalização, as instituições, e isto inclui a Igreja Católica, esteja preocupada em estar mais próxima de seu público e ir ao encontro das pessoas é uma das possibilidades das redes sociais”, analisou.