Unicap participa do Seminário Pernambuco-Universidade de Toulouse

20140422_165644

O primeiro dia do Seminário de Grandes Desafios em Pesquisa e Formação Pernambuco- Universidade de Toulouse foi realizado no Hotel Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem. Na tarde da terça-feira (22), ocorreu a abertura do seminário e palestras de várias entidades. Nos dias 23 e 24 será apresentado sete ateliês, e a Universidade Católica de Pernambuco estará representando seis deles. Os ateliês são bastante abrangentes, com foco nas áreas de saúde humana, engenharia, mobilidade, saúde animal, direito e muitas outras.

fotoO professor do curso de Engenharia da Unicap, Fernando Artur Silva, que estava representando o Reitor, explicou que o objetivo é instalar uma “antena” entre as universidades pernambucanas e de Toulouse que funcione de forma permanente e duradoura. “Essa antena será responsável por uma cooperação internacional que envolve a UFPE, a Unicap, a UPE, a UFRPE, o Instituto Federal de Pernambuco e a Universidade de Toulouse para desenvolver pesquisas em várias áreas do conhecimento. A “antena” vai ser um pesquisador da França, Pierre Fernandez (Professor da Universidade de Toulouse), que vai ficar aqui em Pernambuco, estimulando essa cooperação em nível local, regional e nacional”, ressaltou.

Na abertura do evento, houve uma apresentação musical do MPB Unicap. Em seguida, uma mesa foi composta por Martin Malvy (Presidente da região Midi-Pirineus – maior região da França), Anísio Brasileiro (Reitor da UFPE), Denis Pietton (Embaixador da França no Brasil) e outros representantes da Universidade de Toulouse.

Eles falaram sobre a história da Universidade de Toulouse e explicaram que é preciso promover a cooperação para enfrentar os desafios de nossa sociedade, como a questão do meio ambiente. Para isso, esclareceram que é importante enviar para Pernambuco alunos e jovens pesquisadores franceses, e vice-versa, para criar e desenvolver projetos em várias áreas de conhecimento.

O professor Fernando ressaltou ainda que a proposta é que as universidades trabalhem em conjunto. “A ideia do Reitor da Católica é criar um consórcio de universidades pernambucanas para envolver complementação de competências, e não competição”, pontuou. Para ele, esse projeto será um desafio grande para a Católica, pois é preciso reformular as maneiras de atuar, exigindo uma dinâmica diferente. Mas, ao mesmo tempo, será ótimo porque vai se juntar aos esforços do reitor, que definiu seu terceiro período de reitorado com foco na pós-graduação e na pesquisa.