Clínica Corpore Sano inaugura novos laboratórios nesta terça-feira

A Clínica Escola Corpore Sano, vinculada aos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco, vai inaugurar nesta terça-feira, às 16h30, os novos laboratórios de Pilates, Dor e Reabilitação aquática para hipertensos e diabéticos. Todos os serviços oferecidos serão voltados não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para o público externo. A clínica fica localizada na Rua Dom Manuel Pereira, 220, em Santo Amaro. Os interessados devem agendar consulta pelos fones 2119.4482 ou 2119.4490.

Tratamento para a dor

Na Corpore Sano, o tratamento para a dor será realizado num ambiente climatizado e aconchegante, idealizado de acordo com os estudos da cromoterapia  e da aromaterapia. Trata-se de um serviço especializado em promover bem-estar  e alívio da dor física, através de diversos métodos e técnicas terapêuticas.

O tratamento é desenvolvido após avaliação inicial realizada pelo fisioterapeuta, que determinará a conduta terapêutica a ser adotada. O alívio da dor é o objetivo principal do tratamento. No decorrer do tratamento terapêutico, haverá a associação de vários métodos e técnicas específicas.

Entre os recursos terapêuticos oferecidos estão: acupuntura, maitland, mulligan, quiropraxia, kinesiotaping, reeducação postural global (RPG), cadeias musculares busquet, cinesioterapia (alongamentos, exercícios terapêuticos), eletrotermofototerapia (Tens, microcorrentes, correntes diadinâmicas, laser, ultrassom terapêutico, entre outros) e massoterapia (massagem relaxante, drenagem linfática, entre outras).

Hidroterapia para diabéticos e hipertensos

A hidroterapia é uma modalidade da fisioterapia que utiliza a água como meio de tratamento, associando suas propriedades físicas com a relização de exercícios aquáticos, manipulações, mobilizações e técnicas cientificamente comprovadas.

O tratamento é desenvolvido após avaliação inicial realizada pelo fisioterapeuta, que determinará a conduta a ser adotada por meio de sessões terapêuticas. Serão realizados exercícios assistidos, ativos e/ou resistidos, movimentos passivos, alongamentos e relaxamentos, dependendo das necessidades e queixas individuais do paciente.

A hidroterapia apresenta uma série de vantagens, que leva o paciente diabético a se adaptar muito bem à essa prática. É uma terapia muito agradável, que não gera sobrecarga nas articulações e permite um trabalho muscular global, potencializando a ação da insulina e controlando os níveis de glicemia no sangue.

Os hipertensos também são beneficiados com a hidroterapia. Pesquisas científicas demonstram que a adoção da prática contínua dos exercícios aquáticos reduz os níveis da pressão arterial, beneficiando a saúde do paciente.

A hidroterapia alivia a dor, melhora a circulação, proporciona relaxamento e reeducação muscular, reduz edemas, aumenta a amplitude do movimento articular, proporciona ganho de força e resistência, condionamento cardiovascular e melhora da autoestima.

Studio de Pilates

Na Corpore Sano, a prática de Pilates  será realizada em um ambiente climatizado, amplo, idealizado de acordo com o estudo da cromoterapia, propício para o desenvolvimento dos princípios do método. As atividades serão desenvolvidas obedecendo a uma hierarquia de exercícios dinâmicos, desde os mais simples aos mais complexos, tornando a prática motivante e desafiadora. Os exercícios podem ser realizados em solo, com acessórios ou em aparelhos.

O Pilates proporciona controle postural, força, flexibilidade, equilíbrio muscular, consciência e percepção do movimento corporal, respeitando a singularidade e os limites de cada praticante com um programa de exercícios indivualizados. Esse método, criado pelo alemão Joseph Pilates, possui seis princípios básicos, que devem ser respeitados para a sua correta aplicação. São eles: respiração, concentração, precisão, controle, centralização da força e movimento fluido.

O método Pilates apresenta grande relevância no reequilíbrio físico, devido aos exercícios que buscam o tensionamento e estiramento dos grupos musculares, em detrimento de força e potência. Sua prática proporciona alongamento e/ou relaxamento dos músculos, demasiadamente encurtados, resultando no fortalecimento daqueles  que estão enfraquecidos. Portanto, diminui-se os desequilíbrios miofuncionais posturais, como também previne problemas ortopédicos e reumatológicos, além de minimizar os efeitos do estresse. Corrige também a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.