Unicap participa de Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional do Ministério da Defesa

Foto: Rafael Sabóia

Na manhã desta quinta-feira (30), no Golden Tulip Recife Palace Hotel, localizado em Boa Viagem, foi realizado o Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional. O evento foi promovido pelo Ministério da Defesa. Recife foi a quarta cidade do país a receber o seminário. Três outras capitais também já o receberam: Campo Grande (MS); Porto Alegre (RS); e Manaus (AM).

Com o tema “A Defesa e o instrumento Militar: a atuação das Forças Armadas no Século XXI – Segurança e Desenvolvimento”, o evento contou com a participação de vários estudantes de universidades públicas e privadas do estado, incluindo os da Unicap, de cursos como Relações Internacionais; Economia; Direito Internacional; Comércio Exterior; História; Ciências Políticas; Sociologia; e ciências afins, além de várias autoridades da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Os participantes puderam conferir a apresentação do Livro Branco de Defesa Nacional (Lbdn) e assistir a palestras e debates envolvendo temas como: A economia e Defesa Nacional – a relevância das Forças Armadas para o desenvolvimento do Brasil; A economia e Defesa Nacional – a indústria de defesa e as Forças Armadas como indutores de desenvolvimento e segurança; Reflexões sobre as capacidades militares necessárias- uma visão militar; Forças Armadas Sul-Americanas no mundo pós-Guerra Fria: o caso do Brasil; A missão de Paz no Haiti sob o olhar de um Tenente do Exército – a preparação para atuar em missões de paz; A missão de paz no Haiti sob o olhar de um dos seus comandantes- o terremoto no Haiti e as Forças Armadas; e a missão de paz no Haiti sob o olhar de um acadêmico – a criação do centro de estudos brasileiros em Porto Príncipe.

Entre os palestrantes do evento estavam o ex-deputado federal Raul Jungmann (PPS); o General do Exército Aderico Mattioli, diretor do Departamento de Produtos de Defesa, que substituiu o ministro da Defesa Nelson Jobim, que estaria no evento ministrando uma das palestras, mas que não pode comparecer devido à homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em Brasília; o General do Exército, José Benedito; o Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); o Tenente Jorge Henriques; o General João Batista; e o Prof. Dr. Antônio Jorge Ramalho da Rocha. As palestras foram divididas em dois turnos, manhã e tarde.

“O foco principal do Ministério da Defesa ao convidar as universidades para participarem deste seminário foi trazer o tema ‘Defesa’ para o meio civil, já  que até pouco tempo só quem falava neste assunto eram os militares”, comentou o Coronel João Falcão, assessor Militar da Assessoria de Planejamento Institucional do Ministério da Defesa.

“Nossa ideia foi trazer o público acadêmico, a associação industrial – comercial, e um público em geral, para que, a partir dessa nossa iniciativa, a sociedade como um todo possa iniciar o seu interesse por debater sobre defesa e entender o seu significado”, concluiu o Coronel Falcão.

O Livro Branco de Defesa Nacional (Lbdn) é um documento público, em forma de livro, que expõe a visão do governo sobre o tema da defesa, a ser apresentado à comunidade nacional e internacional. O principal objetivo do livro é construir um instrumento gerador de confiança mútua entre os países, ao fazer uma apresentação transparente de temas sensíveis de segurança e defesa. A elaboração do livro caberá ao trabalho de parceria com os ministérios e secretarias do Governo Federal, organizações não- governamentais e do setor industrial, grupos de peritos e parceiros internacionais e a sociedade em geral, possibilitando a participação de diferentes setores da sociedade brasileira na agenda da Defesa Nacional.

A publicação estará disponível até o final do ano e a primeira edição deverá ser apresentada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até meados de 2012.