Unicap-Icam International School inicia curso pioneiro de Engenharia da Complexidade

A Unicap-Icam International School deu um grande passo nesta segunda-feira, 17. Foi iniciada, oficialmente, a primeira turma do curso em Engenharia da Complexidade da instituição. Uma aula inaugural foi realizada no Pavilhão Maker, tendo as boas-vindas aos novos estudantes dadas pelo coordenador do curso, o professor Fernando Artur Nogueira. “Esse curso é um marco na história da Unicap. Nós estamos fazendo história aqui, estamos começando um novo curso com as práticas pedagógicas diferentes das que a gente usa usualmente nos cursos de engenharia no país. É um curso desafiador, estimulante, que deve mexer com a vida dos professores, dos funcionários administrativos, dos alunos e das famílias”, disse o professor.

O curso de Engenharia da Complexidade é pioneiro no país. Sua matriz curricular é a mesma das unidades do Institut Catholic de d’Arts et Métiers (Icam) pelo mundo. O Icam é uma tradicional escola de engenharia francesa, assim como a Unicap, de ordem jesuíta, que forma engenheiros desde fins do século 19. “É um dia importante, de alegria, que a gente está conseguindo concretizar um projeto de mais de cinco anos que começa hoje com essa aula inaugural e vai durar mais cinco anos com a certeza de um curso de sucesso. Está todo mundo engajado: alunos, professores, pais de alunos, para embarcar nessa viagem muito estimulante, criativa e com a maneira diferente de formar engenheiros”, completou o professor, ao falar, também dos projetos estruturantes que guiam o curso.

Além do coordenador, estiveram presentes na acolhida dos novos alunos alguns professores da Unicap-Icam, como Ana Eliza Moura, Antônio Cruz, Clarissa Duarte, Edijane Oliveira, Hilário Jorge, João Elton, Leonardo Fonseca e Perseu Padre. Todos eles participaram de uma dinâmica em grupo com Bete Fraga, da Ello Criativo. A acolhida também contou com a presença do assessor Internacional da Reitoria, Olivier du Bourblanc. “Pensamos a dinâmica em virtude das características do curso. É um curso inovador, que na verdade vai fazer com que as pessoas aprendam de forma diferente e tirar o aluno um pouco da zona de conforto, da passividade”, disse Bete, que, entre as atividades, simulou um barco a vela, que é um dos projetos estruturantes do curso.

O barco sinalizou aos alunos a importância do trabalho em equipe e valorização de pertencimento do grupo, que deverá trabalhar em conjunto nos próximos cinco anos no Pavilhão Maker, uma das novas unidades do campus da Unicap no Recife. “Nosso desafio foi trazer dinâmicas para construir o protagonismo dos alunos, para trazer algumas palavras-chaves, como autonomia, resiliência, trabalhar o entendimento do que é de fato inovação e o processo criativo de cada um. Nós tínhamos umas palavras centrais e fomos trabalhando essa vivência”. A dinâmica foi um momento de interação de quase duas horas. O momento foi celebrado com círculos de conversa, fotografias e vídeos. Os professores, logo pela manhã, também participaram de uma apresentação da metodologia do curso, baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBLs). Semanalmente, os alunos receberão as atividades que devem realizar junto aos professores.

Entre os alunos, a expectativa é grande. O estudante Jefferson Araújo, por exemplo, não escondeu a alegria de estar participando da aula inaugural e revelou seus sonhos como futuro profissional. “Iniciei hoje o curso, tivemos uma aula bastante interativa, onde trabalhamos vários elementos do curso, desde a participação de todos, por meio da formação de equipes, até inovação, autonomia de cada um escolher e desenvolver soluções bem complexas”, disse. “Minha expectativa é crescer no setor de tecnologias e trazer para a humanidade soluções que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a área social. Eu escolhi esse curso pelo fato dele ser multidisciplinar. A metodologia dele é bem diferente. Aqui a gente não trabalha com disciplinas tradicionais, mas com PBL e projetos para crescermos todos juntos”.

Formação inovadora – O curso de Engenharia da Complexidade tem sua organização curricular baseada em domínios, que passa por temas desde a arte e a cultura até energia renovável. Os temas são trabalhados por meio de metodologias de ensino ativas baseadas na prática de resolução de problemas (PBLs). A ideia é que ao longo do curso os alunos sejam apresentados diante de problemas reais para que desenvolvam a capacidade de resolução por meio de uma escala de raciocínio clara e efetiva. O curso tem uma forte característica internacional. Além da parceria do Icam com a Unicap, o aluno tem a oportunidade de fazer, pelo menos, um ano do curso em unidades do Icam na França, na Índia ou na África. Para facilitar esse intercâmbio, os estudantes terão aulas em inglês nos 3º e 4º anos do curso.

A graduação pioneira no país tem cada ano do curso, de cinco anos, estruturada em torno de um projeto estruturante. O primeiro ano os alunos devem trabalhar na análise e otimização de um sistema de drone. No segundo ano, o projeto é em torno do conceito e realização de um barco autônomo em energia e programado por rádio comando. No terceiro e quarto anos, o projeto é a criação de uma habitação low-tech. No quinto e último ano, os alunos devem desenvolver seus estágios obrigatório em empresas parceiras da Unicap-Icam. Outra característica é a pós-graduação integrada. Em uma perspectiva de formação continuada, os estudantes, de Engenharia da Complexidade poderão obter a certificação de Master Europeu com mais um ano de estudos numa especialização – atualmente, dois cursos são oferecidos: Tecnologias do Design e Gestão de Megaempreendimentos, este último com inscrições abertas até o dia 29 de fevereiro.