Unicap e instituto francês de engenharia desenvolvem parceria

Ao longo desta semana, a Unicap recebeu o engenheiro francês Victor Wuillaume. Ele é o representante do Icam (Instituto Católico de Artes e Ofícios – em tradução livre) para relações com o Brasil. A instituição francesa fundada em 1898 por industriais e jesuítas capacita engenheiros para atuação em escala global visando o  desenvolvimento internacional. O Icam está presente em seis cidades da França (Lille, Toulouse, Nantes, Vannes, La Roche sur Yon, Paris-Sénart) e em países como Índia, Congo e Camarões.

A ideia da parceria com a Católica é desenvolver um intercâmbio estudantil e de pesquisa. Um know-how que já é colocado em prática em outra instituição jesuíta brasileira, o Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. Na Unicap o foco inicial é o curso de Engenharia de Produção.

“Queremos intensificar nossa presença no Brasil através da Unicap. Mais que simples intercâmbios, desejamos desenvolver projetos juntos”, explicou Victor. A agenda dele na Católica foi bastante intensa com visitas para conhecer a estrutura da Unicap e reuniões com gestores e pesquisadores. O engenheiro francês conheceu as dependências do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), a exemplo dos laboratórios de Hidráulica, Estruturas, Biossurfactantes, Solos e do Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais (NPCiamb).

Victor teve uma visão geral dos programas de pós-graduação oferecidos pela Católica, entre os quais os mestrados em Engenharia Civil, Desenvolvimentos de Processos Ambientais e cursos de MBA. Ele também conheceu projetos ligados ao Liceu e o Centro Cidadão. “Os professores foram muito acolhedores e receptivos. A estrutura também é bastante desenvolvida. Vejo muitas possibilidades de projetos, sobretudo na área ambiental”.

A pauta de Victor contou ainda com visitas às empresas CTR e Tecomat, além da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADDiper). A ideia é aproximar a Unicap das empresas, algo semelhante ao que já acontece na França. Ele explicou que o Icam presta serviços a corporações com a mão de obra de estudantes que estão prestes a se formar.

“São trabalhos desenvolvidos no 5º ano de Engenharia e que duram cinco meses. Para os estudantes é uma experiência profissional bem real porque trabalham para uma empresa, mas com a segurança de serem supervisionados por professores. Para o Icam é importante dar uma experiência profissional antes que o estudante entre no mercado de trabalho. E para as empresas representa menos custo e mais facilidade porque elas contam com a supervisão e qualidade do Icam”.