Unicap dá início ao III Simcbio

Contribuição de Isabella Andrade

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), através do curso de Ciências Biológicas, promove esta semana o III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas (Simcbio), que tem como tema “Biodiversidade e a Sustentabilidade da Vida no Planeta Terra”.

Com o entendimento de que a pesquisa em biodiversidade é uma questão estratégica para o desenvolvimento, os agentes públicos devem estar atentos para a necessidade de agilizarem a produção do conhecimento sobre esse patrimônio biológico e de tornar esse conhecimento útil para os diferentes segmentos da sociedade, bem como de gerar pesquisas que propiciem o uso sustentável da biodiversidade.

A sustentabilidade é vista como inovação e apresenta-se, nos dias atuais, como uma postura necessária a qualquer organização, cidade ou comunidade que busque o crescimento responsável, processo que engloba questões como ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente limpo.

O evento foi aberto pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. Após dar as boas-vindas, ele destacou a importância do cuidado que se precisa ter com a preservação da biodiversidade, trabalhando na perspectiva de construir uma “sociedade sustentável”.  Destacou ainda a necessidade de se assumir a responsabilidade ética pela defesa da biodiversidade, fonte de vida e esperança de um futuro melhor para todos.

Em seguida, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Aranildo Rodrigues, enfatizou a importância do tema escolhido para o evento deste ano. “Devemos refletir sobre os esforços empreendidos, celebrar os êxitos alcançados e apoiar as medidas a serem tomadas. A pretensão desse evento é criar uma rede de conhecimentos tendo como tema a real amplitude do significado da biodiversidade e o porquê da necessidade de sua proteção”, destacou.

Para mudar um pouco o clima de formalidade, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Goretti Sônia, citou trechos de uma poema de  Otto Lara Resende: “ De tanto ver, a gente banaliza o olhar…Vê não vendo… Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver… você não vê o que nos cerca, o que nos é familiar, nada desperta a curiosidade… O campo visual da nossa rotina é como um vazio… Você sai todo dia, pela mesma porta, percorre o mesmo caminho, tortuoso… de campos despetalados…de vazios infindáveis, mas de tanto ver, você não vê…”, que segundo ela, o ser humano está tão acostumados a não ver, que banaliza o seu olhar.

Dando continuidade, a professora e coordenadora do evento, Bereneuza Brasileiro, falou sobre as suas expectativas para o III Simcbio. “Desejamos a participação de todos aqueles que investigam e trabalham nas diferentes áreas e segmentos relacionados com a vida e que queiram conhecer e compartilhar práticas de sucesso, conhecimentos e ações empreendedoras, em busca de um Brasil mais responsável e socioambientalmente, melhor”.

Fechando a noite, o palestrante convidado, professor Múcio Luiz Banja, da Universidade de Pernambuco (UPE), falou sobre o porque de estudar a biodiversidade. Na sua apresentação, ele destacou a estrutura biológica do planeta Terra, que divide-se em espécie, população, comunidade, fatores ambientais, relações bióticas, ecossistema e biosfera.  “A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias, incluindo a variabilidade (diversidade)”, conta o professor. Após a palestra, todos foram convidados a participar do coquetel no salão receptivo.