Unicap comemora os 12 anos do NPCIAMB

A Universidade Católica de Pernambuco comemorou quinta-feira (09) os 12 anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB), com a realização de conferências durante toda a manhã. A cerimônia de abertura foi realizada pela Pró-reitora Acadêmica da Unicap, Aline Grego, e pela Profª Drª Galba Maria Takaki, coordenadora do NPCIAMB.

O NPCIAMB tem como missão viabilizar soluções científicas e tecnológicas para a geração de conhecimento e de uso sustentável dos recursos naturais, principalmente, no que se diz respeito ao surgimento de processos e produtos da microbiota e do sistema solo-água-ar, com vistas a um ambiente sustentado para o benefício da sociedade.

O primeiro conferencista foi o Diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Prof. Dr.Alfredo Arnóbio Gama. Ela fex um balanço sobre as ações da entidade do fomento. A Facepe tem como missão promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, mantendo estreita  sintonia com o atendimento às suas necessidades socioeconômicas. Durante a palestra, Arnóbio apresentou os editais aprovados este ano, entre eles estavam: concessão de bolsas de pós-graduação; PAPPE; oleaginosas perenes; pesquisa em Gravidez na adolescência;  PIBIC 2010; mudanças climáticas; apoio a projetos institucionais de absorção de jovens doutores na pós-graduação, entre outros.

Em Pernambuco, os pesquisadores se dividem em oito áreas. Na área de Ciências Agrárias, o número total é de 318. Em Ciências Biológicas chega a 343. Na área das Ciências Exatas e da Terra, são 286. A área de maior procura é a de Ciências Humanas, com um número total de 371 pesquisadores. As Ciências Sociais Aplicadas contam com 249 estudiosos e as Ciências da Saúde com 339. Nas áreas de Engenharias e Ci}encia da Computação são 348, já na área de Linguística, Letras e Artes são 82 alunos. No total geral, são 2.336 pesquisadores. Desses, 192 possuem graduação/aperfeiçoamento/especialização. Outros 690 possuem mestrado, 1.422 têm doutorado e 32 pós-doutorado.

A segunda conferência foi realizada pelo coordenador do Lika-UFPE, Prof Dr. José Luiz de Lima Filho. Ele falou sobre “Um futuro cada vez melhor – A participação do Ensino e da Ciência”.  Em seguida, foi a vez da coordenadora do NPCIAMB, Porfª Drª Galba Takaki, abordar o tema “Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais: Atuação e perspectivas”.Em seguida, os alunos e professores presentes fizeram uma visita às instalações do NPCIAMB.