Boletim Unicap

Cáritas e Compassiva promovem mutirão de atendimento para revalidação de diplomas a refugiados e venezuelanos em Recife

Cáritas e Compassiva promoveram o mutirão de atendimento para revalidação de diplomas de graduação a refugiados e venezuelanos. A ação faz parte do  Projeto  Nacional de Revalidação de Diplomas e tem o apoio da Agência da ONU para Refugiados – ACNUR. O ato aconteceu nos dias 10 e 11 de março e tendeu mais de 50 pessoas na Casa de Direito na Universidade Católica de Pernambuco.

Recife é a primeira do cidade do nordeste e quinta do Brasil a receber o mutirão. São Paulo, Maringá, Boa Vista e Manaus estão entre as  localidades contempladas. O serviço é considerado uma ajuda muito importante para os migrantes e venezuelanos,  uma vez que, o altos custos, a burocracia e a lentidão dos processos de revalidação dos diplomas são algumas das dificuldades para os  migrantes e refugiados que desejam o reconhecimento da graduação aqui no Brasil.

Foto: Johnatta Marinho

A Advogada responsável pelo Projeto Nacional de Revalidação de Diplomas de Graduação, Camila Suemi acredita que o sucesso da ação no cidade do Recife passa por compreender que o imigrante que deixou as suas terra natal por situações de violações de Direitos precisa se integrar em uma nova cultura, e o primeiro passo para esta nova vida é se inserir no mercado de trabalho.

“A  revalidação dos diplomas dessas pessoas é uma tentativa de reinseri-las no mercado de trabalho formal ao passo que com esta ação específica  elas possam ter parte de sua identidade resgatada, ao mesmo tempo que, serão empoderadas para reconstruir uma vida nova aqui no Brasil. Por isso, nossa meta é atender o maior número de pessoas possível” Explicou Camila Suemi.

O serviço será oferecido mesmo depois  do mutirão. Os interessados devem procura a casa de Direito na Universidade Católica de Pernambuco ou através do e-mail: revalidacao@compassiva.org.br.

É importante apresentar os seguintes documentos para revalidação: documentos pessoais (RNE e RNM ou protocolo, CPF, comprovante de residência); diploma de graduação, histórico, conteúdo programático, currículo dos professores, informações institucionais da Universidade, e reportagens da Universidade.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário