Boletim Unicap

Tem início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 na Católica

IMG_2381

A Universidade Católica de Pernambuco, polo local, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deu início a sua programação nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, no campus da Católica. Pela manhã e tarde, o curso de Fisioterapia comemorou o Dia do Fisioterapeuta com diversas atividades no hall do bloco G. À tarde, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais (PPGDPA) realizou uma Mostra de Pesquisas Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia, das 14 às 18h, no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4.

A Mostra de Pesquisas teve início com a palestra Direito Ambiental: uma perspectiva social, proferida pela professora Maria Augusta Ferreira que é advogada Geral da União; Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Lusíada de Lisboa, e Especialista em Master of Laws, em Legislação e Política Ambiental, pela Georgetown University, nos Estados Unidos.

Com a temática de Direito Ambiental e perspectiva social a palestrante traçou uma relação, primeiramente, do desenvolvimento sustentável e a temática social que a envolve, abordando os problemas ambientais, da crise ambiental global, para em seguida abordar o Direito Ambiental. Como o Direito Ambiental trata essa questão numa perspectiva de como a sociedade pode interferir e intervir por meio da participação tanto individual como coletiva nas decisões do poder público que tratam dos problemas ambientais atuais e todo instrumental jurídico dado para que essa participação aconteça. Dessa forma, a sociedade pode interferir nas decisões dos processos decisórios dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

IMG_2390“Então, todo esse debate é de uma democracia participativa, cidadã, mais ativa e como a legislação proporciona para que a sociedade possa intervir nas decisões. Em vários pontos da palestra eu toquei onde a legislação pode avançar no sentido de ter mais instrumentos de participação da sociedade. Permita que a sociedade tenha realmente condições de participar efetivamente das decisões e de que essa participação não seja meramente consultiva, mas que ela seja realmente levada em conta e que ela possa modificar as decisões do poder público, nesse modelo que a gente costuma chamar de democracia participativa. Uma democracia que conta tanto com a eleição de representantes, mas também com a participação direta dos cidadãos,” explica a palestrante Maria Augusta Ferreira.

Após a palestra de abertura aconteceram as apresentações orais. Acompanhe abaixo os temas apresentados e seus oradores:

Gilmar Gonçalves de Brito Modelo de monitoramento de deslizamento de encostas por meio de sensor multiparamétrico.  
Marcos Antônio Cavalcanti Luna Efeitos do cobre em Aspergillus niger UCP/WFCC 1261: aspectos morfológicos, ultraestruturais e bioquímicos.  .
Daniela Silva Gomes Produção de cutinases por Escherichia colirecombinante e potencial para aplicação ambiental. 
Katarina Botelho de Melo Nascimento Resíduos agroindustriais para produção de tanase por Aspergillus sp. isolado da caatinga do nordeste brasileiro 
Maria Luísa Oliveira Mergulhão de Freitas Henriques Otimização de biodegradação de óleo diesel porCandida lipolytica UCP 0988 em água do mar.  
Maria Helena Menezes Estevam Alves Preparação e aplicação de materiais biossorventes para o tratamento de efluente têxtil.
Paulo Roberto Cisneiros Vieira Análise comparativa de investimentos de processos produtivos com auxílio de uma planilha eletrônica.

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário