Sobrinha do Padre Ferdinando lamenta a morte do tio

Em email encaminhado ao Pró-reitor Comunitário da Universidade Católica de Pernambuco e futuro Provincial dos Jesuítas no Nordeste, Padre Miguel Martins, a sobrinha do Padre Ferdinand Azevedo – mais conhecido como Ferdinando – lamenta a morte do tio. Adria, que mora nos Estados Unidos e é filha do irmão do Padre Ferdinando também já falecido, disse que ela e a família ficaram profundamente tristes ao receberem a notícia do falecimento do tio Fred, como ela o chamava.

“Tio Fred era meu único tio, e meu pai – o irmão dele – já é falecido. Eu contarei ao resto da família. Eu tenho muito orgulho de tio Fred e, quando ele vinha aos Estados Unidos, sempre ficava comigo e minha família”, disse Adria no email. A mais recente visita do Padre Ferdinando à sobrinha nos Estados Unidos foi há três anos, quando ele comemorou 50 anos de sacerdócio. Adria, que tem dois filhos: Frank, de 15 anos, e Spencer, de 12 anos, enfatizou que ambos gostavam muito do tio-avô. “Eu estava ansiosa esperando que tio Fred pudesse visitar meu filho aqui na escola Jesuíta em Sacramento, na Califórnia”, ressaltou.

Adria e seu marido visitaram o Recife em 1993. Foi nessa ocasião que ela começou a chamar o Padre Ferdinando de tio Fred. “Fizemos o melhor passeio turístico imaginável. Eu gostaria de destacar para você como meu “Tio” era e como nós somos orgulhosos de todo seu trabalho”, enfatizou no email. Ela pediu para que fosse mantida informada sobre a causa da morte do Padre Ferdinando e disse que gostaria de receber de recordação alguns objetos de que ele gostasse, como fotografias, livros, etc. “Eu só tenho um de seus livros, e, mesmo estando em português, tenho o maior apreço por ele”, frisou.