Católica constitui GT para criar Agenda Socioambiental

O coordenador do GT, professor José Edson Gomes e o professor Fábio Pedrosa

A Universidade Católica de Pernambuco constituiu Grupo de Trabalho (GT) para construção da Agenda Socioambiental da Unicap. O grupo é formado pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental, José Edson Souza, e pelos professores Fábio Pedrosa, Luiz Vital Cunha, Lúcia Cavalcanti e Alexandra Salgueiro. A primeira reunião foi realizada na quarta-feira (13), na sala multiuso do bloco D, e a próxima já está agendada para o dia 26 de março. Participaram do encontro representantes de diversos setores da Universidade.

Na próxima reunião, o grupo conversará com os professores e, na outra semana, com os representantes dos estudantes. Esses são os primeiros encontros da Agenda Socioambiental, que levará alguns meses para ser construída. O objetivo maior é possibilitar a todos os segmentos que sejam ouvidos, dar um momento de consulta à comunidade acadêmica, para que observem e contribuam com os questionários em elaboração.

“No primeiro momento, queremos sensibilizar a comunidade acadêmica para que tenha conhecimento de que uma Agenda Socioambiental da Universidade começou a ser construída, que a Católica não pode ficar à margem dessa discussão maior que está acontecendo na nossa cidade e em nosso estado com relação a temática”, explica o professor Fábio Pedrosa.

O GT elegeu quatro eixos temáticos, que servem como diretrizes estratégicas para a Agenda. O primeiro eixo é sobre o correto gerenciamento dos resíduos, que são heterogêneos, oriundos das secretarias e dos diversos laboratórios da Unicap, alguns perigosos, tóxicos, mesmo que em pequena quantidade. O segundo eixo é o uso racional da água. Foi enfatizado que, menos de três anos depois da inauguração do sistema Pirapama, a cidade passa por um grave racionamento de água e, como a Universidade está no Recife, precisa racionalizar seu uso. O terceiro eixo é a eficiência energética na Católica, já que no campus se consome bastante energia. O quarto eixo é a educação ambienta,l que irá permear todos os outros eixos, procurando responder a seguinte questão: como cada setor da instituição podr ser agente multiplicador. Isso tudo irá resultar em um plano de ações educacionais e políticas administrativas. Essa é a Agenda Socioambiental da Universidade Católica de Pernambuco, pioneira em universidades não- estatais em Pernambuco.

O Grupo de Trabalho tem trinta dias para apresentar o relatório ao Reitor, Padre Pedro Rubens.